Ciência & Arte no Inverno

A pró-reitora Gláucia Pastore

O pró-reitor de Extensão, João Meyer

O coordenador do Programa, Fernando Coelho

Cerimônia de abertura do programa

90 estudantes de Ensino Fundamental

Primeira palestra com Rogério Custódio

Quando Juliane Silva ficou sabendo da oportunidade de passar três semanas de suas férias na Unicamp, foi direto falar com a diretora da escola. A aluna do nono ano da escola Floriano Peixoto, na Vila Orosimbo Maia, em Campinas, queria participar. Ela já tinha ouvido falar do programa Ciência & Arte nas Ferias, que acontece em janeiro, mas não tinha ideia que haveria, em julho, a primeira edição do Ciência & Arte no Inverno e justamente para estudantes do Ensino Fundamental.

O projeto piloto desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação envolve a participação de 30 escolas, reunindo 90 alunos. Os estudantes foram selecionados por serem os mais assíduos e com boas notas. Juliane já era um deles. Ela e a colega de escola Vitória Lima Ricardo, alunas do período da tarde, agora precisam acordar cedo. “A gente está se dedicando, acordando cedo nas férias, mas está valendo a pena”, concordam.

Muitos estudantes até hoje nem sequer tinham pisado no campus da Universidade. Izabela Beraldo, da escola Ângela Cury Zakia, em Sousas, achou a Unicamp muito bem estruturada. A vontade dela é conhecer a Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). “Quero ver se é isso mesmo que vou querer fazer quando terminar o Ensino Médio."

Até 21 de julho os estudantes vão passar os dias na Unicamp, assistindo palestras e desenvolvendo trabalhos em várias unidades. Os professores que recebem os alunos são os mesmos docentes que já tem experiência com os grupos do Ciência & Arte nas Férias. “Vocês vão ser desafiados e vão aprender muita coisa. Serão dias intensos e, ao final, a ideia que vocês têm do cientista pode mudar”, avisou, na abertura, o coordenador do programa, Fernando Coelho.

No auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) os jovens foram recebidos para a cerimônia e a primeira atividade de julho, que foi a palestra “Compreendendo a natureza através do conhecimento científico”. O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários João Frederico da Costa Azevedo Meyer fez menção aos rankings que colocam a Unicamp entre as melhores universidades do país e brincou com os estudantes: “É nóis."

Meyer sinalizou que as oportunidades de acesso à Unicamp são grandes para os estudantes das escolas públicas, que podem participar de programas como o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS).

A pró-reitora de Pesquisa, Gláucia Pastore, falou da alegria em receber os estudantes e da importância de aproximá-los do ambiente universitário. “Esta visita vai abrir portas e janelas para vocês."

Alvaro Penteado Crósta, coordenador-geral da Unicamp, lembrou, ainda na abertura, da carência de museus, que são espaços onde se ensinam os fundamentos da ciência no Brasil. Ele acredita que o programa pode ajudar a suprir essa lacuna. Crósta convidou os alunos a voltarem à Unicamp durante o evento Unicamp Portas Abertas (UPA), em agosto.

Na cerimônia de abertura a secretária de Educação de Campinas, Solange Pelicer, parabenizou os estudantes e disse que este programa é um embrião de um projeto para ampliar fronteiras com os espaços educacionais em Campinas. “Esta Universidade tem sido uma importante parceira”, disse, referindo-se à Unicamp.

O reitor José Tadeu Jorge brincou bastante com a plateia de estudantes reunida no auditório da FCM. “O que vocês iriam fazer nas férias? É muito melhor estarem aqui vendo como a Universidade produz conhecimento." Tadeu Jorge afirmou que a universidade precisa interagir com a sociedade para estar perto de seus anseios e poder atendê-los. Disse que em tudo no nosso cotidiano há ciência e que na Unicamp se faz ciência, que é a base do desenvolvimento da sociedade. “Incluam como objetivo de vocês estarem aqui na condição de alunos dos nossos cursos. Algo que é absolutamente possível”, estimulou o reitor.