Curso capacita professores da

Rachel Meneguello, PRPG

Teresa Atvars, PRDU

Juliano Pereira de Mello, Prefeitura de Campinas

Na última sexta-feira (03) aconteceu no Salão Nobre da Faculdade de Educação (FE) a cerimônia de encerramento do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática (CECIM). Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Campinas, o curso, gratuito, foi o primeiro coordenado simultaneamente por sete unidades de ensino da Unicamp. Ao longo de dois anos, 24 professores da Faculdade de Educação e dos Institutos de Física (IFGW), Química (IQ), Biologia (IB), Geociências (IG), Computação (IC) e Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) compartilharam a docência e a gestão do curso.

Os 32 estudantes concluintes que atuam como docentes na rede municipal de ensino de Campinas receberam um certificado de especialização na modalidade lato sensu. O encerramento do CECIM e a apresentação dos trabalhos de conclusão foi realizado simultaneamente ao VIII Encontro de Formação Continuada de Professores (ENFOCO). Organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores da Área de Ciências (FORMAR-Ciências) da FE, o encontro teve como tema os “Desafios e Perspectivas da Formação e Prática Docente”. O objetivo foi realizar uma discussão em conjunto entre membros da Universidade e professores da educação básica.

Para a professora Fátima Lizareli, que trabalha há três anos na Escola Municipal Professor Vicente Rao, em Campinas, e é uma das concluintes do CECIM, a integração entre os diferentes institutos da Unicamp enriqueceu o conhecimento adquirido. “O conhecimento será aproveitado em meu trabalho na rede municipal. A formação é fundamental para nós. Na área da educação temos que fazer sempre formação continuada, e muita coisa que vemos aqui levamos, depois, para a sala de aula."

A oportunidade de trabalhar com professores da rede que estão no exercício é destacada por vários docentes da Unicamp que ministraram o curso. Para o professor Jorge Megid Neto, coordenador do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) e membro do FORMAR Ciência, o CECIM é uma oportunidade de aproximar a Universidade dos educadores que estão cotidianamente nas salas de aula da educação básica: “Durante o curso os professores podem trazer problemas que eles enfrentam no dia a dia da sala de aula e discutem isso com os demais docentes. As monografias realizadas pelos participantes são uma oportunidade de desenvolver um projeto de ensino com seus alunos e avaliar a sua eficiência."

Maurício Kleinke, professor do IFGW e também docente do curso, a interação entre os diferentes institutos "foi fundamental para o desenvolvimento do curso." “É um desafio para nós nos aproximarmos da linguagem necessária para lidar com as crianças. Temos que transformar um conhecimento muito árido em algo mais atraente." Kleinke destaca ainda que, trabalhar, no CECIM, com estudantes que também são professores, foi uma experiência diferente em relação a outros cursos, já que todos os envolvidos são colegas de profissão.

A vínculo entre a universidade e os professores diretamente envolvidos na educação básica da rede pública foi ressaltado como positivo pela pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, Teresa Dib Zambon Atvars: “Nós temos que estabelecer mais uma comunicação entre a Universidade e a sociedade, e a área de educação é estratégica para o país e para a região. Esse evento consolida um processo que já existe há algum tempo, mas que estabelece um vínculo forte e importante entre o desenvolvimento universitário e a sociedade."

Esta visão também é compartilhada pela pró-reitora de Pós-Graduação, professora Rachel Meneguello: “Uma das preocupações da universidade pública é a aproximação com a educação básica, mesmo na pós-graduação. Este Programa de Pós-Graduação é um excelente exemplo", pontou. A oportunidade de capacitação dos professores da educação básica em parceria com a Unicamp também é destacado pelo diretor do departamento pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Campinas, Juliano Pereira de Mello. “Essa proposta de formação que traz a ciência e a matemática de uma forma interdisciplinar e sistêmica irão qualificar cada vez mais os nossos profissionais."

Realizado bianualmente, o VIII ENFOCO sempre ocorre junto com alguma atividade de extensão ou de formação continuada. Nesta edição coincidiu com a cerimônia de encerramento do CECIM e do Curso de Extensão de Educação Ambiental, Escola e Sociedade do grupo FORMAR-Ciências. A oitava edição do ENFOCO foi a primeira aberta ao público externo, atraindo 252 inscritos da educação básica, graduação e pós-graduação de instituições de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal e ocorreu até o dia 04/07.