Programa UniversIDADE encerra o
semestre com indicadores positivos

02/07/2015 - 09:55

Interessados no programa durante inscrição

O Programa UniversIDADE, ligado ao Gabinete do Reitor (GR) da Unicamp e lançado em 10 de novembro do ano passado, acaba de fechar este semestre com indicadores bastante positivos. Alice Helena De Danielli, coordenadora-executiva do programa, conta que no primeiro semestre foram 350 inscritos em 59 atividades, entre oficinas e palestras. Para o segundo semestre, das 87 atividades previstas para oferecimento, 100% das inscrições já foram preenchidas. "Houve uma grande procura tanto dos atuais alunos como também dos novos”, conta.

Neste próximo semestre, para um total de vagas de 2.995, 1.969 foram preenchidas. As vagas restantes serão divulgadas pessoalmente aos alunos do programa para que possam ser preenchidas oportunamente. A avaliação de Alice Helena é que os números são de fato expressivos principalmente para um programa que está apenas no seu segundo módulo. “Temos alunos de toda Região Metropolitana de Campinas e de outras localidades, como Cosmópolis, Hortolândia, Holambra, Itatiba, Jaguariúna, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Sumaré e Valinhos", relata. "Agora, estamos buscando parceiros para ajudar a financiar o nosso programa. Serão muito bem-vindos."

Entre as atividades com início previsto para o dia 10 de agosto estão planejados curso de espanhol, oficina de inclusão digital, oficinas de fotografia, pintura em tela, oficinas de memória, palestra sobre desenvolvimento de projetos pessoais, história da comunicação, oficina de biodanza, além de diversas atividades físicas.

Neste momento, o programa UniversIDADE trabalha no processo de aprovação dos inscritos, para verificar se preenchem os critérios de inclusão nas atividades. No dia 30 de julho, os aprovados serão recepcionados pela manhã, às 9 horas, em uma cerimônia de boas-vindas que acontece no Espaço Cultural Casa do Lago da Unicamp. "Temos uma programação interessante os aguardando. Encerramos o nosso semestre com uma festa junina bastante animada", diz.

O programa envolve um projeto de extensão que tem como carro-chefe um curso gratuito para pessoas da meia idade e terceira idade (acima de 50 anos). A proposta vincula a educação acadêmica com a educação popular, nas áreas de arte e cultura, esporte e lazer, saúde física e mental, sociocultural e geração de renda. Leia mais sobre o programa:

Lançamento