Katia Tannous
organiza livro
com soluções
inovadoras em
bioenergia

02/07/2015 - 13:57

Katia Tannous em seu laboratório na FEQ

Matéria-prima celulósica, biomassa agrícola, dinâmica de fluidos, processos de gaseificação, produção de energia a partir de matérias-primas e sustentabilidade ambiental. Está é a gama de tópicos, entre outros, que compõe o livro “Soluções inovadoras em sistemas de fluido-partículas e gestão de energias renováveis” (Innovative solutions in fluid-particle systems and renewable energy management), organizado pela professora Katia Tannous e publicado pela editora americana IGI-Global, dentro da Coleção de Pesquisas Essenciais (Research Essentials Collection). A docente da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp também assina dois capítulos da obra, cujos detalhes podem ser encontrados no link.

“O livro tem como foco processos envolvendo fluido-sólido e gerenciamento de energia renovável, dando ênfase a aplicações com biomassas. A proposta, nos diferentes capítulos, é mostrar a cadeia produtiva, desde a obtenção da matéria-prima até a produção de energia (sólida, líquida ou gasosa), a partir de novas fontes energéticas”, informa Katia Tannous. “A obra é destinada a profissionais que querem melhorar sua compreensão na inovação de processos químicos (pequena e grande escala) e de desenvolvimento sustentável com redução das emissões de poluentes e de gases de efeito estufa, bem como a redução de resíduos agrícolas, industriais e urbanos”, acrescenta a professora.

Segundo a organizadora do livro, os autores dos capítulos são profissionais da área que conheceu em congressos internacionais, colegas brasileiros que trabalham com biomassa e de um grupo do Canadá com o qual mantém colaboração desde 2010, quando fez seu pós-doutorado na The University of British Columbia. “A oportunidade para esta publicação veio através de um colega da IGI-Global, que editou dois livros meus, específicos sobre educação. Eles arcaram com a impressão, mas toda a dinâmica de confecção – escopo do livro, contatos com os autores, seleção e adequação dos textos – foi de minha responsabilidade. Foi um ano e meio de muito trabalho, mas compensador quando se tem o respaldo e respeito profissional de uma editora internacional.”

Atentando para a ameaça de esgotamento dos recursos naturais, devido à alta demanda de energia, o livro oferece uma mostra do esforço realizado por pesquisadores ao redor do mundo para viabilizar métodos sustentáveis de geração. Além de pesquisa fenomenológica, experimental e teórica, o livro também traz critérios de mercado e modelos de negócios relativos ao desenvolvimento de plantas químicas e de energia de pequena e grande escala. Acadêmicos, pesquisadores e desenvolvedores de tecnologia encontrarão nesta obra uma fonte importante para promover seus próprios conhecimentos e apurar suas pesquisas.

Comentários

Parabéns Profª Kátia. Certamente, esta obra é mais uma grande contribuição para a comunidade científica.

Desejo-lhe sucesso.
Anselmo

Email: 
ENG.DUENAS@GMAIL.COM