Vice-Reitoria de Relações Internacionais
realiza novo encontro, agora com a graduação

30/06/2015 - 09:08

/
Carlos Raphael, FEEC

Carlos Raphael, FEEC

Regina Voloch Santin, IE

Regina Voloch Santin, IE

Maria José, FCM

Maria José, FCM

Apresentação da discussão

Apresentação da discussão

Em continuidade ao ciclo de encontros com funcionários das faculdades e institutos com o objetivo de discutir e dinamizar as atividades relacionadas com a internacionalização da Unicamp, a Vice-Reitoria de Relações Internacionais (Vreri) realizou ao longo da última semana o 1º Encontro de Internacionalização da Graduação. Com a presença de secretários, assistentes técnicos de graduação e outros funcionários relacionados com essa tarefa, o encontro teve como finalidade apresentar as diferentes experiências que as unidades têm entre si a respeito da internacionalização, tendo em vista o aprimoramento dos procedimentos e uma maior aproximação com a Vreri. Um encontro similar voltado à pós-graduação já havia sido realizado em abril. 

Segundo Adauto Bezerra Delgado Filho, responsável pelo apoio ao planejamento estratégico e avaliação institucional, a orientação da Vreri é se aproximar das coordenadorias de graduação e pós-graduação de cada faculdade e instituto para avaliar a situação de cada setor e propor iniciativas que possam melhorar esse trabalho. “A Reitoria entende que a internacionalização ocorre nas unidades, e a Vreri tem a tarefa de facilitar esse processo de internacionalização. Nesse esforço de entender a dinâmica de cada unidade, o que ela pensa e o que planeja de ações para internacionalização, a Vreri entra com os instrumentos para que a própria unidade possa avançar nesse processo”. 

As trocas de experiências entre os trabalhos desenvolvidos em cada unidade podem servir de inspiração para a melhoria dos trabalhos, sempre respeitando as diferenças e necessidades locais de cada instituto. Desses encontros devem surgir questões que possam dinamizar o trabalho burocrático, melhorando assim o planejamento acadêmico de toda a universidade. Além das unidades de ensino, a Vreri já integra nestes processos outros órgãos ligados à internacionalização, como a Diretoria Acadêmica (DAC). 

Os funcionários que participaram do encontro levantaram sugestões de aspectos da administração acadêmica e planejamento estratégico que podem ser melhorados. “Essas sugestões vão passar por questões operacionais, pela interação entre os órgãos da administração central com as unidades, e até mesmo levar à necessidade de rever resoluções e portarias”, avalia Adauto. Um exemplo estudado e debatido foi a experiência da coordenadoria de internacionalização do Instituto de Biologia (IB), que atua há cerca de três anos com os procedimentos e apoio operacional de internacionalização na graduação, pós-graduação e pesquisa da unidade.

Para o funcionário do apoio técnico da secretaria de graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação, Carlos Raphael Gomes, o encontro ajuda a superar problemas em comum com a troca de experiências entre as unidades com situações diferentes. “Você tem contato com outras unidades com os mesmos problemas em um processo de internacionalização embrionário, com funcionários que estão começando com esse trabalho, e com outros funcionários de outras unidades que têm mais experiência sobre esse assunto e podem trazer novas ideias de como agir nesse processo”. 

Com mais experiência no assunto, a funcionária Regina Voloch Santin, secretaria de graduação do Instituto de Economia (IE), também destaca a importância do encontro e da troca de impressões entre as unidades e também a aproximação com o trabalho desenvolvido pela Vreri e na recepção de visitantes do exterior. “Nós mandamos muitos alunos para o exterior, mas essa experiência no procedimento e na recepção de estudantes estrangeiros é muito importante para o aprimoramento”, avalia Regina.

Já para Maria José, assistente técnica de graduação da Faculdade e Ciências Médicas (FCM), a apresentação de experiências de outras unidades colabora tanto para dividir coletivamente trabalhos que já dão certo quanto se espelhar em outros exemplos de funcionamento desenvolvidos dentro da universidade. "Um grande número de alunos estão fora ou estão voltando, e nós já temos uma rotina com isso. E esses encontros são importantes, pois percebemos que as dificuldades são as mesmas para todo mundo. A apresentação do escritório de internacionalização do IB é fantástica e deve ser levada para a universidade conhecer como isso ajuda no processo”. Para poder atender a demanda para outros funcionários e ampliar a qualificação sobre internacionalização na universidade, um novo encontro de internacionalização está previsto para ocorrer no segundo semestre de 2015.