Faculdade de Educação Física
comemora seus 30 anos

29/06/2015 - 14:35

“Foi um sonho em que eu acreditei.” Assim recordou a criação da Faculdade de Educação Física (FEF) há 30 anos, um dos seus idealizadores e primeiro diretor, o docente João Batista Andreotti Gomes Tojal. Ele foi um dos homenageados na última sexta-feira (26), ao lado de outros ex-diretores, durante o evento que deu início às comemorações dos 30 anos da FEF. Aposentado da Unicamp, João Tojal exerce, atualmente, a vice-presidência do Conselho Federal de Educação Física (Confef), cargo que ocupa desde a criação do Conselho.
João Tojal, um dos seus idealizadores da FEF

“Eu me formei em economia, mas, ao invés de atuar na economia, fui fazer educação física, que era o meu sonho. Entrei na Unicamp em 1969, mas não havia o curso de educação física na Universidade. Fui, assim, trabalhar com educação física junto com o pessoal da medicina. E desde então sempre batalhei para montar uma faculdade na Unicamp. Numa tentativa nossa, o Zeferino Vaz disse: ‘lamento, mas impossível atender’”, lembra João Tojal durante o evento realizado na sala de congregação da FEF. 

“Em 1981 eu participei de uma defesa de tese e, num jantar, após a defesa, me reuni com o Pinotti [José Aristodemo Pinotti], que era diretor da medicina. E ali eu disse pra ele: ‘olha, o meu sonho é criar uma faculdade de educação física que possa formar profissionais para trabalhar com a qualidade de vida.' E o tempo passou. Quando o Pinotti tomou posse como reitor, ele me chamou e disse: ‘você ainda tem intenção de criar uma faculdade de educação física?’ E eu disse: ‘total intenção!” E, então, ele falou: ‘está autorizado, pode fazer o projeto’”, complementa, sobre a criação da FEF em 1985.

Além de Tojal (diretor no período de 1985 a 1990), foram homenageados os ex-diretores Ademir Gebara (1990 a 1994), Edison Duarte (1994 a 1998), Pedro José Winterstein (1998 a 2002), Roberto Rodrigues Paes (2002 a 2006), Paulo Cesar Montagner (2006 a 2010) e Paulo Ferreira de Araújo (2010 a 2014). O evento também reconheceu as contribuições de todos os docentes que já atuaram na Unidade, com uma placa com o nome "Professores de todos os tempos".

Ex-diretores descerram placa em homenagem aos docentes“Criamos uma comissão para tratar das atividades comemorativas dos 30 anos da FEF, que começa neste evento. Nesta solenidade estamos reconhecendo os trabalhos de todos os ex-diretores e por sua extensão das pessoas que trabalharam neste período. Foi um trabalho que conseguiu levar a FEF a ser uma das melhores faculdades de educação física do país e estar, atualmente, entre as melhores do mundo. Portanto, parabenizo a todos que ajudaram a construir este sonho”, saudou o atual diretor, Miguel de Arruda. 
O atual diretor Miguel de Arruda: 'parabenizo a todos que ajudaram a construir este sonho'Representando o reitor José Tadeu Jorge, o chefe de gabinete da Reitoria, Paulo Cesar Montagner - também um dos homenageados - salientou que “este ciclo de comemorações que se inaugura” é de extrema relevância. “A FEF tem um papel relevante para a educação física brasileira, nos vários campos, desde a formação de novos profissionais até o campo da pesquisa de alto rendimento. Portanto, comemoramos nestes 30 anos uma missão cumprida, com muito zelo e trabalho árduo de todos aqueles que passaram e estão na FEF”, parabenizou. 
Paulo Cesar Montagner: 'papel relevante para a educação física brasileira'
A Faculdade foi a primeira do país a propor e introduzir o bacharelado na área da Educação Física nacional. Apenas três anos após a implantação do curso de Graduação nas modalidades de Bacharelado em Técnicas Desportivas e de Licenciatura, a FEF iniciou o seu programa de mestrado e, em 1993, o de doutorado. A unidade é composta por três departamentos: Ciência do Esporte (DCE); Estudos da Atividade Física Adaptada (DEAFA); e Educação Física e Humanidades (DEFH).

“A FEF tem uma relevância no cenário nacional desde a sua criação. Ela surgiu com um currículo inovador, corpo docente altamente gabaritado e numa universidade já consolidada. E, em função disso, a FEF rapidamente ganhou um lugar de destaque no cenário nacional”, disse o ex-diretor Pedro José Winterstein. 
 O ex-diretor Pedro Winterstein: FEF rapidamente ganhou lugar de destaque

Comentários

Parabéns a todos os envolvidos neste e por este grande e valoroso projeto de vida e missão ! Hoje o curso é uma realidade e tem oferecido contribuições significativas para a sociedade ! Felicidades sempre ! Muito sucesso pra vocês !Ana Cristina Arantes

Email: 
anacris.arantes@ig.com.br

Como é bom fazer parte dessa trajetoria, e rever, mesmo que por fotos, professores tão queridos

Email: 
monicasalustiano@hotmail.com