Pós-graduandos
e-book, site e
gibi voltados
aos graduandos

25/06/2015 - 14:11

Pós-graduandos do IB criam produtos para ensino
Um e-book, um site com versão mobile (compatível com dispositivos móveis) e um gibi: são três trabalhos voltados ao ensino, abordando a biologia molecular em linguagem simples e lúdica, que estão sendo disponibilizados por pós-graduandos do Instituto de Biologia (IB) tendo como público alvo principalmente alunos da graduação, mas também profissionais da área de saúde como educadores físicos, médicos, biólogos e enfermeiros. “São materiais para ensino trazendo conteúdos discutidos nas aulas da disciplina ‘Bases moleculares de expressão gênica’, cuja proposta é justamente transmitir o conhecimento científico sobre biologia molecular”, explica a professora Carmen Veríssima Ferreira, que ministrou a disciplina para 29 alunos neste semestre.

Segundo a docente do Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual, o aspecto inovador desta iniciativa está em oferecer aos pós-graduandos a oportunidade de trabalhar ao lado de profissionais de outras áreas (no caso, com ilustradores, programadores e web designers) e treinar diferentes formas de se expressar e transmitir conhecimento.  “A pós-graduação também tem como missão desenvolver habilidades de docência, que engloba também a preparação de material didático. Espero que os alunos sejam agentes multiplicadores desta ideia para outros cursos de pós-graduação. Hoje em dia, é cada vez mais importante que diferentes estratégias sejam utilizadas para melhorar e deixar o ensino mais atrativo aos estudantes.”

“A biologia molecular aplicada ao exercício físico” é o tema do e-book produzido pelo grupo coordenado por Ricardo de Freitas Dias e integrado por Aline Bridi, Juliana Rovani, Catherine Pereira, Gabriela Soares, Luciana Gonçalves, Mariana Mendes, Douglas Paixão e Gustavo Borin. “Escolhemos o tema porque ainda não existia um livro (ou e-book) tratando desta associação, visto que os livros tradicionais de biologia molecular não fazem o link com as aplicações práticas para o educador físico, enquanto que os de fisiologia do exercício ainda são superficiais em relação ao tema. Daí, a ideia de juntar o conhecimento técnico-científico dos alunos do IB com aquele que possuo da minha formação em educação física”, comenta Ricardo Dias.

O educador físico, que há 15 anos é professor universitário, atualmente na Universidade de Pernambuco (instituição a quem agradece pela liberação que o possibilita realizar seu doutoramento), informa que aproximadamente 80% dos alunos utilizam a internet para suas atividades de aprendizado e pesquisa, mas apenas 2% dos docentes recorrem a esta mídia com fins didático-pedagógicos. “Apesar de existir uma defasagem grande no uso do digital para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, eu tive a iniciativa de postar vídeo-aulas nas redes sociais. Após a excelente repercussão, surgiu a proposta deste e-book, que é uma obra diferenciada por reunir a expertise de pesquisadores da área de bioquímiuca, biologia molecular e fisiologia do exercício da Unicamp, propondo um conteúdo completo e ao mesmo tempo conciso, com uma linguagem clara e acessível aos alunos de graduação, pós-graduação Lato Sensu e profissionais da área da saúde.”

Jalile Schiavuzzo e Felipe Farias coordenaram o grupo que criou o site Ciclo Celular, nome dado ao processo que permite ao corpo humano crescer e recuperar órgãos e tecidos. Ali estão informações detalhadas sobre todos os passos da divisão celular, desde os estágios de preparação das células até a divisão propriamente dita. “Ao final temos um quiz, um joguinho divertido para o aluno avaliar o que aprendeu”, diz Jalile Schiavuzzo. “É uma ferramenta que o professor também pode utilizar como forma de avaliação e para inserir conteúdos da disciplina de forma didática, leve e bonita.”

“Procuramos utilizar uma linguagem o mais simples possível, com o recurso de ilustrações e vídeos para tornar o conteúdo mais palatável. E também fornecemos os links de artigos científicos para quem quiser se aprofundar no tema depois de adquirir esta base teórica no site”, acrescenta Felipe Farias. O Ciclo Celular já pode ser acessado livremente na internet. Também participaram do seu desenvolvimento os pós-graduandos Luara Piardi, Gilson dos Santos, Tábata Doratioto, Erica Carvalho, Silviane Magalhães, Willians Vieira e Fernanda Zanelatto.

Marina Pereira Dias e Tatiane De Rossi falam pelo grupo que criou a revista de história em quadrinhos Um sonho maluco, descrevendo vias de sinalização, tema da área de biologia molecular de difícil compreensão para os graduandos. “O gibi trata da insulina, que desperta interesse não só de acadêmicos, como também da população em geral, por conta de doenças decorrentes da alteração na sua produção. Aprendemos na graduação que a insulina ativa vias de síntese, mas não é enfatizado quais são estas vias. Pegamos o exemplo da síntese da lipídeos, mostrando qual fator de transcrição é ativado e quais proteínas estão envolvidas no processo”, resume Marina Dias.

De acordo com Tatiane De Rossi, a insulina é um dos principais hormônios envolvidos no metabolismo e, com o gibi, procura-se demonstrar que ela não está relacionada apenas a diabetes, como em geral se pensa, podendo influenciar outros mecanismos completamente distintos. A revista traz desenhos de Fábio Diniz e Carlos Passos. O grupo foi integrado ainda por Aline Santana, Lucas Bomfim, Nathalia Santos da Silva, Arthur Brandão, Estefânica Campos, José Henrique Vallim, Marriam Yamin e Natália Quel.

Em relação à divulgação dos três produtos desenvolvidos por seus alunos, a professora Carmen Veríssima Ferreira adianta que o e-book “Fundamentos da biologia molecular aplicada ao exercício físico – Uma nova abordagem integrativa” estará disponível online e que uma editora já se dispôs a comercializá-lo; o site Ciclo Celular já está em www.ciclocelular.com.br; e o gibi Um sonho maluco, com versões em português e inglês (e brevemente em espanhol, francês e alemão), será distribuído nas formas impressa e online, e posteriormente submetido a publicação em revista internacional especializada na área de ensino.