CAC organiza primeiro seminário
de projetos de extensão comunitária

12/06/2015 - 09:57

A Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), órgão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), organiza no dia 17 de junho, a partir das 8h30, no auditório da Biblioteca Central “Cesar Lattes” (BCCL), o 1º Seminário de Projetos de Extensão Comunitária-PEC. O objetivo do evento é divulgar as ações de extensão desenvolvidas por docentes, alunos e funcionários da Unicamp com apoio financeiro prestado pela Preac, por intermédio do Edital PEC, que está em sua 9ª edição. Interessados em participar podem fazer inscrição gratuita mediante preenchimento de formulário eletrônico.

O seminário contará com apresentações culturais e de trabalhos (em forma de pôsteres), exposições, vídeos e palestras. Em uma das palestras do período da manhã, Glória Merola, chefe da Divisão de Planejamento e Apoio à Gestão da Universidade Federal do ABC (UFABC), aborda o tema “A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”. Em outra, às 15h25, o médico Francisco Hideo Aoki, da Disciplina de Moléstias Infecciosas, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), fala sobre “Prevenção e Diagnósticos em DST/AIDS e hepatites virais em trabalhadores de cooperativas de resíduos sólidos e catadores”.

A mesa de abertura será composta pelos professores João Frederico da Costa Azevedo Meyer, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários; Luis Alberto Magna, pró-reitor de Graduação; Mohamed Ezz El Din Mostafa Habib, pró-reitor de Extensão entre 2005 a 2012 e Angela Maria Morais, coordenadora da CAC.

De acordo com a coordenadora, "o evento é uma das ações que estão sendo tomadas no sentido de valorizar a extensão universitária, compartilhar a troca de saberes entre a academia e a sociedade, com reflexos positivos na formação de nossos alunos universitários".

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

8h30: Credenciamento e Entrega de Material

9 horas - Mesa de abertura
João Frederico da C. A.Meyer – Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp
Luis Alberto Magna – Pró-Reitor de Graduação da Unicamp
Mohamed Ezz El Din Mostafa Habib – Pró-reitor Extensão (2005 a 2012)
Angela Maria Morais – Coordenadora da CAC

9h45: “A trajetória do Projeto de Extensão Comunitária na Unicamp”
Amauri Aparecido Aguiar – responsável pela Área de Suporte a Projetos

10 horas: “A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”
Glória Merola – Chefe Div. de Planejamento e Apoio à Gestão – UFABC

10h25: Coffe break

10h45: “Circo na Escola: Integrando a educação física à arte”
Marco Antonio Coelho Bortoleto

11h10: “Apoio ao ensino de física com demonstrações experimentais”
Prof.Dr. José Joaquim Lunazzi

11h35: “Universidade na Comunidade”
Nelson de Souza, Maria Nazareth de Souza e Izabel Gomes de Souza, da região do Jardim São Marcos.
Coordenação: Maria Salette Mayer de Aquino e Delma Pegolo Alves

12 horas: Almoço

13h30: Visitação aos pôsteres e exposições

14h00: “Apresentação Artística de alunos do Instituto de Artes”
Coordenação: Esdras Rodrigues

14h20: “Arte e Psiquiatria”
Esdras Rodrigues

14h45: “Os sabores e saberes de quem tem o pé na roça”
Josely Rimoli

15h10: Cofee break

15h25: “Prevenção e Diagnósticos em DST/AIDS e hepatites virais em trabalhadores de cooperativas de resíduos sólidos e catadores”
Francisco Hideo Aoki

15h50: “Projeto de Extensão para Comunidades e Grupos Sociais em Situações de Risco”
Celso Costa Lopes

16h15: “Química em Ação”
Adriana Vitorino Rossi

16h40: Considerações finais e encerramento

Mais detalhes pelo e-mail cac@reitoria.unicamp.br ou telefone 19-3521-2541.