INFÂNCIA ROUBADA
Livro com relatos sobre a ditadura
militar no Brasil é lançado no Cotuca

29/05/2015 - 16:17

O livro “Infância roubada: crianças vítimas da ditadura militar no Brasil”, organizado pela Comissão da Verdade “Rubens Paiva”, do estado de São Paulo, foi lançado no Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca), na última terça-feira (26). O lançamento foi organizado pela Biblioteca Prof. Ricardo Regazzini Verçosa e pelo Departamento de Humanidades do Colégio.

O livro narra lembranças da infância dos filhos de militantes contrários à ditadura, hoje adultos. Os relatos incluem memórias de prisão, exílio, torturas, múltiplas identidades, entre outros sofrimentos vividos durante a repressão do regime.

O evento contou com a presença de Ñasaindy Barrett de Araújo e Célia Coqueiro, vítimas da ditadura militar, que fizeram um comovente relato das experiências vividas durante o regime – experiências que são narradas no livro.

Célia Coqueiro cresceu em “aparelhos” (refúgios de militantes clandestinos) e viveu o exílio, em Cuba, muito cedo. Seu pai foi preso e, posteriormente, assassinado, em 1971. Ñasaindy nasceu em Cuba, e teve pai e mãe assassinados em 1973.

Além da fala das vítimas, a pesquisadora Maria Carolina Bissoto, da Comissão da Verdade do estado de São Paulo, ministrou uma palestra sobre a Comissão da Verdade e sobre a sistematização do livro. Também esteve presente o vereador de Campinas Pedro Tourinho, que doou um exemplar do livro à Biblioteca do Cotuca.

“Não foram relatos fáceis de ouvir. Parabéns a essas mulheres, que superaram seus dramas pessoais e infâncias perdidas com muita coragem. Que seus emocionantes depoimentos sirvam de exemplo e que o fantasma da repressão nunca mais volte a aparecer em nosso país”, afirmou o professor de Geografia José Henrique Vasconcelos.

O coordenador da Biblioteca, professor André Pasti, destacou a oportunidade que o evento trouxe de promover o interesse dos estudantes ao livro e, especialmente, à temática. “Essa sensibilização que o livro e os relatos trazem são essenciais para que possamos ter mais clareza do significado da ditadura. Isso é importantíssimo, especialmente à geração que nasceu já no período da redemocratização”.

O livro está disponível para consulta na biblioteca do Cotuca. Também é possível acessá-lo na íntegra online, em https://cotuca.me/infanciaroubada.

Saiba mais:
– Relatório completo da Comissão da Verdade do estado de São Paulo: https://verdadeaberta.org
– Comissão Nacional da Verdade: https://www.cnv.gov.br