Semana do Meio Ambiente é
aberta em clima descontraído

26/05/2015 - 16:15

/
Janaína Fontebasso, da Divisão do Meio Ambiente

Janaína Fontebasso, da Divisão do Meio Ambiente

Café da manhã saudável em plena praça

Café da manhã saudável em plena praça

Rachel Stefanuto, facilitadora do Café Mundial

Rachel Stefanuto, facilitadora do Café Mundial

Maria Gineusa de Medeiros e Souza, do GGUS

Maria Gineusa de Medeiros e Souza, do GGUS

Sandro Tonso, assessor da Preac

Sandro Tonso, assessor da Preac

Israel Batista, da Escola Livre de Música

Israel Batista, da Escola Livre de Música

Alongamento, com o pessoal do Mexa-se

Alongamento, com o pessoal do Mexa-se

Um evento descontraído e ao ar livre, com direito a boa música e até mesmo exercícios de alongamento, abriu a Semana do Meio Ambiente da Unicamp, que este ano traz o tema “Construindo uma trajetória sustentável”. A programação iniciada na arena da Praça da Paz se estendeu pela tarde da terça-feira e prossegue até sexta, chamando a comunidade a participar de diversas atividades voltadas à questão ambiental: palestra sobre soluções hídricas, ações contra desperdício de alimentos e pela diminuição do uso de copos descartáveis, preservação e proteção de animais, recuperação e preservação de áreas verdes, prevenção de doenças como a dengue e busca de alternativas para geração de energia. Um “Rolê Ambiental” também está no programa.  Vídeo

Maria Gineusa de Medeiros e Souza, do Grupo Gestor Universidade Sustentável (GGUS), disse que a proposta era mesmo de abrir a Semana não dentro de um salão, mas em espaço aberto e agradável, sem a formalidade que costuma envolver tais cerimônias. “Além da fala de abertura das autoridades, hoje teremos uma atividade do Programa Mexa-se e uma apresentação da Escola Livre de Música. Também vamos apresentar trabalhos que são frutos da Semana de 2014 e daremos sequência ao Café Mundial, rediscutindo a Carta de Intenções para a criação da universidade sustentável.” 

A educadora socioambiental Janaína Fontebasso, da Divisão do Meio Ambiente, enumerou alguns trabalhos que seriam expostos, relacionados a ações propostas da edição anterior: o programa sustentável de árvores, pulmões verdes, passador de fauna, revitalização de lixeiras, coleta seletiva, paisagismo, minimização de uso de copos descartáveis e revitalização de abrigos de ônibus. “Estamos trabalhando, juntamente com o CCUEC, na criação de uma micro-usina de reciclagem de plástico e na implantação de bituqueiras contendo mídias educativas voltadas ao fumante – as bitucas vão para a reciclagem, virando massa celulósica.” 

A professora Rachel Stefanuto seria facilitadora do Café Mundial programado para a parte da tarde, quando seriam rediscutidas algumas ações propostas na Carta de Intenções – que foi encapsulada e enterrada na própria Praça da Paz para ser recuperada daqui a dez anos. “A intenção é fazer um acompanhamento de todas as ações propostas pelo grupo para uma universidade sustentável. Algumas coisas caminharam bem e outras nem tanto. Já temos dez grupos atuando, mas a ideia é dar uma revitalizada na Carta, procurando envolver mais pessoas e intensificar o ritmo das ações.” 

Para o professor Sandro Tonso, assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), o mais importante é que a Semana do Meio Ambiente acontece pela segunda vez de maneira integrada, juntando diversos órgãos da Unicamp. “Essa mistura de olhares – e não só através da biologia ou da cultura – traz uma qualidade diferenciada às ações sobre a questão ambiental; elas se tornam mais consequentes por envolverem mais pessoas, que se sentem participando do processo.” 

A programação  

A Semana do Meio Ambiente da Unicamp tem sequência nesta quarta-feira com os Contadores de Histórias ao Pé do Ouvido, das 9h às 12h, nos pontos de ônibus da rua Roxo Moreira (atrás da DGRH) e na rua Vital Brasil (próximo ao Gastrocentro); atividade de sensibilização no Restaurante Universitário, a partir das 11 horas; e Circuito de Palestras (“Águas e florestas” e “Construções sustentáveis”), das 13h30 às 16h30, no auditório da DGA. 

A organização do evento está a cargo do Coletivo do Meio Ambiente, que tem a participação da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), Grupo Gestor Universidade Sustentável (GGUS), Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), Prefeitura Universitária, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), Divisão de Educação Infantil e Complementar (Dedic), Casa do Lago, Comissão Interna de Prevenção de Acidente (Cipa), Trote Cidadania e Instituto de Geociências (IG). 

Confira a programação completa no site do evento

Na Biblioteca do IB 

Durante o mês de junho, a Biblioteca do IB também estará comemorando a Semana do Meio Ambiente com a seguinte programação: documentário “A Lei da Água”, nos dias 8, 15 e 22, com sessões às 12h e 18h, no miniauditório; exposição “Brasilidade”, de Maria Isabel Santos, dos dias 8 a 22, das 8h30 às 22h30; exposição “No meio do ambiente”, com fotos dos alunos de ciências biológicas, dos dias 8 a 12, das 8h30 às 22h30; e oficina “Jardim vertical”, com Bruna Cristina Zanetti, no dia 16, das 15h às 18h, no jardim interno.