Ex-aluno do IFCH fica em 2º lugar
em torneio de xadrez na Venezuela

26/05/2015 - 07:25

/
Edgar Vinicius

Edgar Vinicius

Troféu na competição da Venezuela

Troféu na competição da Venezuela

Edgar participa de diversas competições

Edgar participa de diversas competições

O ex-aluno do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, o enxadrista Edgar Vinicius Zanette, acaba de ficar com a segunda colocação no I Torneo Abierto Internacional de Ajedrez “Copa IASDEBNE” 2015, realizado em Mariño, Venezuela de 14 a 17 de maio. Essa competição internacional, registrada na Fide (Federação Intenacional de Xadrez), é válida para o Ranking Internacional (ELO FIDE Clássico).  Edgar ganhou um troféu, 3 mil bolivares e 15 pontos no ranking internacional. Concorreram jogadores de 108 países, entre eles Brasil, Cuba, França, Bolívia, Venezuela, Itália. O evento foi promovido Federação Venezuelana de Xadrez (F.V.A.). 
 
Em 2013, Edgar alcançou a pontuação internacional de 2.200 pontos no ranking Rating Fide, recebendo o título de Mestre Nacional de Xadrez - NM (National Master). O próximo desafio será ganhar pontos suficientes para alcançar o título de MF (Master Fide - Mestre Fide). Ele joga xadrez desde os 13 anos de idade, tendo aprendido o esporte por meio de um projeto social no Colégio Estadual Tarquínio Santos de Foz do Iguaçu, PR. Buscou estudar e aprofundar seus conhecimentos. Por mais de dez anos consecutivos, foi técnico de xadrez e representante do esporte em Foz do Iguaçu. Participou de jogos escolares, jogos da juventude e jogos abertos do Paraná, campeonato paranaense, torneios em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraguai e Argentina. 

Fez partidas interessantes com o Grande Mestre (GM) argentino, naturalizado italiano, Carlos Garcia Palermo. Durante os dez anos em que representou a cidade de Foz do Iguaçu, seus principais colegas de treino foram Rafael Duje, um forte jogador argentino, e o Mestre Fide (MF)  e campeão paraguaio, Luis Carlos Patriarca (já falecido). Antes de cursar Filosofia, quando se dedicava integralmente ao xadrez, treinou e jogou algumas partidas contra o GM paraguaio Axel Bachman. Magnus Carlsen é o atual campeão no ranking internacional. Foi o mais jovem jogador a assumir o topo desse ranking em 2010, aos 19 anos.

Em Campinas e na Unicamp, tomou parte de alguns torneios e fez amizades com enxadristas locais, de forma que todos os sábados se reunia com os melhores de Campinas para as partidas de xadrez Blitz (modalidade Relâmpago, ou seja, 5 minutos por jogador). Entre eles, jogava sempre com o professor de Filosofia, amigo e enxadrista Luiz Paulo Rouanet. “O xadrez chamou minha atenção por ser um jogo, uma arte e uma ciência ao mesmo tempo”, salienta. 

Atualmente, Edgar está entre os 200 melhores jogadores do Brasil. “Este é um resultado relevante, pois não deixei de me dedicar aos estudos do mestrado e do doutorado em Filosofia. Consegui conciliar estas duas paixões de forma, que quando tenho tempo, treino e jogo em diversos torneios de xadrez”, relata Edgar, que é representante da Ferox (Federação Roraimense de Xadrez) e da CBX (Confederação Brasileira de Xadrez).