Alunos do ensino fundamental
participam de festival na FEF

26/05/2015 - 10:35

Estudantes de três escolas municipais de Campinas participaram nesta terça-feira (26) da segunda edição do Festival de Educação Física Escolar na Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp. O evento foi organizado pelos alunos do 4º (diurno) e 5º ano (noturno) do curso de Licenciatura da FEF, sob a coordenação da professora Helena Altmann, do Departamento de Educação Física e Humanidades.

O objetivo do festival, conforme a professora Helena, é proporcionar aos estudantes de Educação Física uma experiência prática de organização de evento esportivo e também de contato com alunos de escolas públicas. “É a oportunidade que eles têm de trazer a teoria aprendida em sala de aula para a prática”, explica. Segundo ela, a ideia é tornar o evento regular. “Se atingirmos esse objetivo, todos os nossos alunos terão passado por esta experiência”, acrescentou.

De acordo com a estudante da FEF Leonora Cardani, uma das organizadoras do Festival, a atividade faz parte da disciplina Educação Física Escolar no Ensino Fundamental. “Todos os alunos que cursam a disciplina colaboraram com ideias e ajudaram na organização. Para nós, é uma experiência muito interessante, pois já tomamos contato com práticas que desenvolveremos depois que nos formarmos”, explicou.

Durante o evento, os alunos das escolas públicas tiveram a oportunidade de participar de diferentes práticas esportivas propostas pelos estudantes da FEF, como futebol, ginástica geral, caminhada, atletismo e badminton. Algumas delas, como o tchouckball, sequer eram conhecidas pelos meninos e meninas. “Acho muito legal participar dessas atividades. Além de ser divertido, a gente conhece novos esportes”, disse Luiz Henrique Teixeira, da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Edson Luiz Lima Souto.

A mesma opinião foi manifestada pelo colega dele, João Gabriel Araújo e Brito, que confessou que estava ansioso para jogar tchouckball. “Também quero jogar futebol e vôlei”, adiantou. Professora de Educação Física na mesma escola de Luiz Henrique e João Gabriel, Simone Cecília Fernandes considerou o Festival uma excelente oportunidade para que os estudantes do ensino fundamental travem contato com diversos tipos de práticas esportivas e frequentem uma universidade pública que forma educadores físicos qualificados. “Fico feliz que eles tenham essa experiência e satisfeita por poder colaborar, em alguma medida, com a formação dos estudantes da FEF”.