Representantes de instituições

25/05/2015 - 10:45

Encontro com comitiva da Coventry University

Professor Sébastien Fernandes, da Ecole Polytechnique de Paris

A Unicamp, através da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri), recebeu na última semana a visita de representantes de duas instituições europeias. No dia 20, uma comitiva da Coventry University, do Reino Unido, reuniu-se no Cepetro com o assessor da Vreri, Carlos Kenichi Suzuki. Também participaram do encontro o diretor da Faculdade de Engeharia Mecânica (FEM) e pesquisador do Cepetro, Antônio Carlos Bannwart, e o professor da FEM Eugênio Rosa.

O objetivo do encontro foi desenvolver um relacionamento para apoiar propostas em conjunto de transferência de conhecimentos e de pesquisa e desenvolvimento, identificando possíveis oportunidades de colaboração. Também houve interesse em reforçar o apoio ao programa Ciência sem Fronteiras, da qual a universidade europeia faz parte, e de aumentar oportunidades de mobilidade estudantil e de pessoal.

Após a reunião no Cepetro, o gerente de Mídia e Comunicação da Faculdade de Arte e Design da Coventry, Shaun Hides, foi recebido pelo coordenador do Departamento de Midialogia do Instituto de Artes (IA), Gilberto Alexandre Sobrinho. Os visitantes tiveram interesse em áreas como engenharia, negócios, arte e design, incluindo especificamente petróleo e gás, mecânica, informática, transportes e mobilidade, além de manufatura e engenharia de materiais. A Coventry University tem 45 anos e seus campi ficam em Coventry e Londres.

Já no dia 22 de maio, a assessora da Vreri, Eleonora Cavalcante Albano, recebeu na sala de reuniões da PRPG o professor Sébastien Fernandes, da Ecole Polytechnique de Paris - uma das mais importantes faculdades de engenharia do mundo. A assessora da Vreri apresentou informações da Unicamp ao professor visitante. À tarde, Sébastien proferiu uma palestra no auditório da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) aos estudantes de graduação e pós-graduação dessa faculdade, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), do Instituto de Computação (IC) e do Instituto de Física (IF) interessados em estudar na Ecole Polytechnique. Em seguida, o professor visitou a Faculdade de Engenharia Elétrica, onde foi recepcionado pelo professor José Pissolato Filho.

A Ecole Polytechnique de Paris foi fundada durante a Revolução Francesa e faz parte da ParisTech – um grupo de 12 universidades e faculdades francesas, com a qual a Unicamp mantém acordo.