Estudante da Unicamp fica na 3ª
colocação no Jovem Cientista

22/05/2015 - 11:31

Kamila Ramponi Rodrigues de Godoi, atual estudante de mestrado da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, ficou com a terceira colocação no 28º Prêmio Jovem Cientista, na categoria “Estudante de Ensino Superior”. A cerimônia de premiação aos primeiros colocados ocorreu na última quinta-feira (21), na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), promotor do certame, em Brasília.

Kamila foi premiada pelo trabalho de conclusão do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp. A orientadora da pesquisa foi a professora Ana Paula Padan Ribeiro. O estudo teve como título “Avaliação da incorporação de fitoesteróis livres e esterificados como agentes estruturantes em bases lipídicas para aplicação em alimentos."

Como prêmio, a agora pós-graduanda da FEA receberá uma bolsa de mestrado do CNPq e R$ 12 mil. Já a professora Ana Paula receberá um notebook. “Considero esta premiação muito importante. Ela representa um reconhecimento e também um estímulo para que eu continue avançando na carreira acadêmica”, considerou Kamila. Ela e os demais contemplados, com exceção dos primeiros colocados, receberão os prêmios em uma segunda cerimônia, que ocorrerá em junho, também na sede do CNPq.

Durante a premiação nesta quinta-feira, o presidente do CNPq, Hernan Chaimovich, afirmou que o estímulo à formação de novos cientistas passa, necessariamente, pelo fortalecimento de uma rede de fomento e apoio. “O CNPq está firmemente convencido que a cobertura da Iniciação Cientifica nas universidades que formam talentos só é possível com a parceria entre o governo federal, governo estadual e a iniciativa privada”.

O Prêmio Jovem Cientista foi instituído pelo CNPq em 1981 com o objetivo de revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade. A cada edição, é indicado um tema importante para o desenvolvimento científico e tecnológico, que atenda às políticas públicas e tenha relevância para a sociedade brasileira.