Alunos-artistas começam a
mostrar sua arte pelos campi

22/05/2015 - 11:11

/
Tadeu Jorge e as autoras do projeto

Tadeu Jorge e as autoras do projeto "Afrikanizar"

Cerimônia para anúncio de 15 projetos aprovados

Cerimônia para anúncio de 15 projetos aprovados

Vivian Nogueira, coordenadora cultural do SAE

Vivian Nogueira, coordenadora cultural do SAE

Giorgio e Lais: arte com a paisagem da Unicamp

Giorgio e Lais: arte com a paisagem da Unicamp

Sandra Ferreira, primeira dama de Campinas

Sandra Ferreira, primeira dama de Campinas

A quinta turma de alunos-artistas começa a espalhar arte pelos campi da Unicamp, com apresentações para a comunidade nas modalidades de artes visuais e multimeios, artes corporais, artes cênicas, música, diversidade cultural e literatura. Os 15 projetos selecionados no Programa Aluno-Artista, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), foram anunciados na tarde de quinta-feira em cerimônia realizada na sala do Conselho Universitário (Consu). 

O programa, que é direcionado aos alunos de qualquer curso de graduação que possuam talentos artísticos, já registra em seu histórico uma média de 80 apresentações mensais nos campi, enriquecendo o campo das manifestações culturais da instituição. Cada projeto selecionado tem até dois proponentes, cada um recebendo uma bolsa pelo período de oito meses, além de R$ 3 mil para a execução do trabalho. 

O professor José Ricardo Figueiredo, coordenador do SAE, afirma que para os alunos o programa tem papel análogo ao de uma iniciação científica ou de um estágio em outras áreas. “É uma oportunidade que poucas universidades oferecem, com os alunos podendo aprimorar seus projetos durante as apresentações. Em troca, a Universidade tem a possibilidade de florir os campi com ações artísticas, dando novos ares à vida acadêmica. E estamos buscando recursos para expandir o projeto também para fora da Universidade.” 

Para que a comunidade da Unicamp tenha mais acesso às apresentações artísticas, a maestrina Vivian Nogueira, assessora cultural do SAE, anuncia uma mudança no calendário do programa. “A partir desta 5ª edição, o Aluno-Artista está sendo desenvolvido de abril a novembro, ficando em consonância com o ano acadêmico. Outra mudança é a informatização do processo de seleção: antes, as inscrições eram feitas manualmente e entregues pessoalmente, e mesmo os pareceristas precisavam se deslocar até o SAE. Agora todas as etapas se darão pela via digital.” 

O reitor José Tadeu Jorge, presidindo a mesa da cerimônia, disse que o Aluno-Artista é um dos projetos mais importantes e que trazem melhores resultados para a Unicamp. “Na Universidade, é fundamental ter o foco centrado na formação de recursos humanos qualificados e preparados para o exercício profissional. Para que isso ocorra, devemos criar os mecanismos e as condições necessárias para criar, produzir conhecimento e inovar. Além disso, há a relação com a sociedade, que nos financia e espera uma retribuição. A mensagem é para que vocês ocupem todos os espaços na busca desse contato social.” 

A cerimônia foi prestigiada pela primeira dama do município de Campinas, Sandra Ciocci Ferreira, que nasceu em família circense e se formou em música popular na Unicamp, onde também obteve o mestrado e está prestes a defender o doutorado. Em sua saudação aos alunos, observou que quem escolhe uma carreira nas artes, como de música ou dança, ainda precisa procurar uma escola particular, pois a escola pública não oferece os conceitos básicos. “Isso está começando a mudar. Campinas já possui um projeto que a Prefeitura financia e a Unicamp gere, que é a Escola de Música. Hoje temos a melhor escola pública de música, porque os professores da Universidade estão lá.” 

Lais Rodrigues Miola é uma das proponentes do projeto “Paisagens: olhares do não-visível”, selecionado na modalidade de artes corporais. “Acho muito bom participar desse programa, que é uma oportunidade de colocar nossas ideias em prática, o que muitas vezes queremos e não temos como. Nosso projeto relaciona música, dança e artes visuais a partir de paisagens que constituem a Unicamp, trabalhando com uma técnica em que essas três formas de arte se retroalimentam formando uma composição artística”, explicou a aluna do curso de dança, que elaborou o projeto com Giorgio Francisco Gianeli, da música. 

Para encerrar a cerimônia no Consu, os alunos de música e violonistas Matheus Araújo e Franco Villalta, que formam o Duo São Paulo, apresentaram “Apenas uma crença”, mais um projeto selecionado no Programa Aluno-Artista 2015. Antes houve a exibição do teaser de “Coisa Malu”, projeto de midialogia desenvolvido na 4ª edição e premiado na Mostra de Filmes de Bauru.