Fórum discute tecnologias
para cidades inteligentes

21/05/2015 - 15:20

Palestrantes do Fórum na Faculdade de Tecnologia - Unicamp

Palestrantes de diferentes áreas do conhecimento envolvidos com o tema cidades inteligentes participaram do Fórum Permanente "Tecnologias para comunicação e sensoriamento de cidades inteligentes" na terça-feira, 20, na Faculdade de Tecnologia (FT) em Limeira. Cada palestrante abordou diferentes tecnologias, entre elas semicondutores para a fabricação de chips para comunicação em internet das coisas (IoT - Internet of Things), soluções para trânsito e monitoramento para segurança na implantação de cidades inteligentes, perspectivas para a tecnologia 5G, IoT na iluminação pública, e a "Transição entre smart grid e cidades inteligentes", enfatizando os desafios para se trabalhar com sistemas distribuídos de geração de energia elétrica. Os Fóruns Permanentes da Unicamp são uma iniciativa da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU).

De acordo com o organizador do Fórum, o diretor associado da FT, Rangel Arthur, “uma cidade inteligente é uma comunidade que realiza um esforço consciente para incorporar a tecnologia em informação dentro de sua região proporcionando uma melhor qualidade de vida para seus habitantes”. O docente explicou que é fundamental o desenvolvimento de infraestruturas modernas, capazes de transportar e processar grandes quantidades de informações. “A Faculdade de Tecnologia em específico trabalha com várias frentes apresentadas, desde a parte de criação dos sensores e antenas miniaturizadas até o gerenciamento de informação por meio de redes de comunicação”, informou.

O potencial para a área de cidades inteligentes é cada vez maior, salientou o docente. “Com o aumento de escala de dispositivos IoT e a adoção do IPv6 (Internet Protocol version 6) é previsto um aumento exponencial de sistemas inteligentes nas cidades”. Neste cenário, acrescentou, debates como este são fundamentais “para que possamos propor soluções, propor preventivamente normas e motivar nossos alunos de graduação e de pós-graduação na busca de temas que atendam aos anseios da comunidade”.