COMEÇA TERÇA, DIA 26
Semana do Meio Ambiente
terá programação extensa

21/05/2015 - 09:00

A Unicamp, por meio do Grupo Gestor Universidade Sustentável (GGUS), promoverá a Semana do Meio Ambiente 2015 entre os dias 26 e 29 de maio. O evento, que conta com o patrocínio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), oferecerá uma série de ações, entre elas palestras, exibição de filmes, feira de trocas solidárias, rolê ambiental e entrega de caneca plástica em troca de alimento. As atividades estarão abertas à participação tanto dos integrantes da comunidade universitária quanto da comunidade externa. “Nosso objetivo é levar informações às pessoas, para que elas possam contribuir para a construção de uma Universidade cada vez mais sustentável”, afirma Maria Gineusa de Medeiros e Souza, secretária executiva da Câmara Técnica de Educação Ambiental do GGUS.

A abertura oficial da Semana do Meio Ambiente ocorrerá no dia 26, a partir das 9h, na Praça da Paz, com a presença da Unibanda. Na sequência, serão apresentados os resultados obtidos com base na carta de intenções lançada na edição de 2014, e discutidas novas iniciativas.  No dia seguinte, os estudantes responsáveis pelo Trote da Cidadania promoverão uma atividade de sensibilização nos restaurantes universitários. Segundo Micael Waldhelm, membro da comissão organizadora do Trote, as pessoas que doarem um quilo de alimento receberão em troca uma caneca plástica.

A arrecadação será entregue posteriormente aos integrantes de duas cooperativas de resíduos recicláveis de Campinas. Também para o dia 27 estão agendadas duas palestras no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA). Na primeira, Malu Ribeiro, representante da Fundação SOS Mata Atlântica, abordará o tema “Água e Florestas – Soluções Hídricas”. Na Segunda, a professora Vanessa Gomes da Silva, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp falará sobre “Construções sustentáveis”.

Uma das principais atividades do dia 28 será o Circuito dos Saberes, que ocorrerá no estacionamento do Restaurante Universitário. No local, serão montadas tendas que contarão com a presença de pessoas que darão explicações sobre temas como fauna, flora, dengue, energia, água, coleta seletiva etc. “Além disso, nós também teremos o rolê ambiental, a feira de trocas solidárias e a exibição de filmes na Casa do Lago. É uma programação extensa, que pretende levar o máximo de informação possível às pessoas, de modo estimulá-las a participar dessa busca por mais sustentabilidade”, reforça Maria Gineusa.

Ainda segundo ela, o trabalho em favor de uma Universidade mais sustentável não se resume à Semana do Meio Ambiente. A funcionária do GGUS lembra que a Unicamp conta com uma Comissão de Meio Ambiente, constituída por representantes de diferentes unidades e órgãos. “Esta comissão, que conta com a participação de docentes, funcionários e alunos, continuará trabalhando com o propósito de concretizar as ações sugeridas na carta de intenções lançada em 2014, bem como de outras recomendações que venham a surgir”, assegura. A programação completa da Semana do Meio Ambiente pode ser conferida neste link.