Dissertação do IE recebe
menção honrosa da Anpur

19/05/2015 - 11:50

Dissertação de mestrado do economista Rodrigo de Oliveira Taufic, defendida no Instituto de Economia (IE) da Unicamp, foi contemplada com a menção honrosa do IX Prêmio Brasileiro "Política e Planejamento Urbano e Regional", na Categoria Dissertação de Mestrado, concedido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur). A cerimônia de premiação ocorreu na noite desta segunda-feira (18), durante a abertura do 16º Encontro Nacional da Anpur, em Belo Horizonte.

Orientado pelo professor Humberto Miranda do Nascimento, o trabalho de Taufic tenta articular teórica e empiricamente o processo de expansão urbana e as relações campo-cidade por meio da análise de um caso concreto: a constituição do acampamento rural Elizabeth Teixeira, ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), localizado no Horto Florestal Tatu, na cidade de Limeira (SP). Segundo o professor Humberto Nascimento, a pesquisa analisa as metamorfoses ocorridas nos padrões de uso e propriedade do solo no município e discute as suas implicações para o planejamento e gestão territorial.

“Desse modo, tanto os obstáculos decorrentes da ausência ou resistências de determinados grupos à implementação de políticas públicas urbanas e rurais adequadas, como aqueles que derivam da própria política pública implementada, ou criados por ela, encontram eco no trabalho. Em vez de ajudar a resolver, muitas vezes se criam impasses importantes à execução de programas de reformas agrária e urbana, tal como é discutido na dissertação”, analisa o docente.

A dissertação de Taufic concorreu com outros 36 trabalhos. “Fiquei muito feliz com esse reconhecimento. Podemos considerar essa premiação como a mais importante no Brasil no campo da pesquisa do planejamento urbano regional”, considera o autor do estudo, que recebeu um certificado da Anpur. O economista explica que abordou na pesquisa o processo de expansão urbana por meio da constituição de loteamentos horizontais em Limeira. Tais empreendimentos transformam áreas rurais em urbanas, o que tem gerado diferentes conflitos, inclusive com o poder público local.