Museus dão exemplo de

Abertura da Semana de Museus

Luis Felipe, Kelven e Miguel

As atividades no MC

Os alunos Luis Felipe, Kelven e Miguel terminavam a construção de uma maquete de um brinquedo inovador e seguro para um parque de diversões à beira da falência. O desafio proposto aos estudantes do oitavo ano da escola municipal Zeferino Vaz, de Campinas, não foi apenas atividade cotidiana da Oficina Desafio, no Museu Exploratório de Ciências (MC), da Unicamp. Já era parte das atividades da 13ª Semana de Museus da Unicamp, coordenada na universidade pelo Museu Exploratório, juntamente com o Museu de Artes Visuais - MAV, a Galeria de Artes do Instituto de Artes - GAIA, a Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural - CDC e o Museu de Zoologia do Instituto de Biologia – ZUEC.

A semana de atividades ocorre ainda em outros vários museus do país, e é planejada em comemoração ao Dia Internacional de Museus, 18 de maio. O tema desta edição é “Museus para uma sociedade sustentável”. Na Unicamp, os museus e espaços culturais desenvolveram uma programação elaborando um “circuito cultural” para receber o público, colocando em prática a proposta do Conselho Internacional de Museus – ICOM, que é de fomento à sustentabilidade e a necessidade de uma sociedade mais cooperativa e solidária, apresentando palestras, exposições, visitas monitoradas e atividades científicas durante a semana.

O diretor do MC, Ernesto Kemp, considera o papel dos museus fundamental para “despertar o interesse das pessoas pela sustentabilidade, que é o ponto chave para que a gente possa ter alguma esperança no uso de recursos em benefício das sociedades."

Tanto Kemp quanto o assessor da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Sandro Tonso, ressaltaram na abertura do evento, a importância dos conceitos de cooperação em vez de individualismo e sociedades sustentáveis, em vez de desenvolvimento sustentável, termo que seria relacionado ao desenvolvimento econômico ou ao consumo. “A ação coordenada dos museus da Unicamp é um exemplo de cooperação que nós podemos transmitir”, disse o diretor do MC.

Kemp aproveitou para lembrar que o Museu Exploratório completa dez anos de existência em 2015 e que a exposição Nanoaventura está nas últimas semanas, depois de receber vários prêmios e a visita de milhares de estudantes. A partir de junho a previsão é inaugurar uma nova mostra chamada Cor da Luz.

Dentre as atividades especiais está à realização da Noite de Observação dos Astros, quarta–feira, dia 20, a partir das 18h00, acompanhada por astrônomos da Unicamp, convidados e telescópios de grande porte. Haverá também apresentação da Big Band do Instituto de Artes e palestra sobre astronomia.

A Exposição de Neurociência, atividade itinerante do Museu e do Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia (Brainn) estará aberta de 18 a 22 de maio no piso 3 do Hospital de Clinicas da Unicamp. No sábado, dia 23, o Caminhão Oficina Desafio estará na Praça Durval Páttaro (antiga pista de bicicross), no distrito de Barão Geraldo. Também neste dia, o Museu de Zoologia do Instituto de Biologia abre as portas para visitas monitoradas.

Encerrando a 13ª Semana de Museus no domingo, 24, o Espaço Cultural Casa do Lago oferecerá uma programação especial com atividades diversas inclusive com o Caminhão Oficina Desafio. A programação completa e outras informações podem ser consultadas no site.

13ª Semana de Museus – Museus para uma sociedade sustentável
18 a 24 de maio