Docente do IA participa de colóquio
O Afro Contemporâneo nas Artes Cênicas

04/05/2015 - 11:23

Professora Grácia Navarro

A professora Grácia Navarro, docente do Departamento de Artes Cênicas, do Instituto de Artes da Unicamp, participou em abril do "1º Colóquio Internacional: O Afro Contemporâneo nas Artes Cênicas - Perspectivas Teóricas, Poéticas e Pedagógicas". O evento foi realizado no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Paulo.

A docente proferiu a palestra “Na  Encruza”, durante a mesa redonda "Performance negra: mediações entre a cultura tradicional e a criação cênica contemporânea”.  O objetivo do evento foi o de contribuir para a renovação artística e pedagógica, aprofundando e ampliando a contribuição africana e afro-brasileira aos processos contemporâneos de criação cênica e educação artística.

O evento teve a participação de profissionais de renomadas instituições nacionais e estrangeiras e contou com palestras e mesas-redondas. “Esse foi o primeiro colóquio dessa amplitude e demonstrou claramente que o estudo em artes sobre o legado da diáspora negra no Brasil é inadiável, já que exerce imensa influência na contemporaneidade em qualidade e quantidade, tanto nas artes visuais, como nas audiovisuais, nas musicais e nas artes da cena”, disse Grácia. Ainda segundo a professora, “essa influência, estampada nos discursos artísticos, encontra-se em quantidade e qualidade menor na produção de reflexão acadêmica”.

A professora do IA é líder do grupo de estudos Pindorama, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq). O grupo reúne artistas, pesquisadores e estudantes de artes que desenvolvem pesquisas em dança e teatralidade popular brasileira, com vistas à criação de espetáculos cênicos.