Fórum debate políticas de
sustentabilidade na Universidade

30/04/2015 - 16:00

/
Alvaro Crósta, coordenador geral da Unicamp

Alvaro Crósta, coordenador geral da Unicamp

O pró-reitor de extensão e assuntos comunitários

O pró-reitor de extensão e assuntos comunitários

Elói José da Silva Lima, GGUS

Elói José da Silva Lima, GGUS

Mohamed Habib, professor do IB

Mohamed Habib, professor do IB

Mesa de abertura do fórum

Mesa de abertura do fórum

“Desenvolvimento sustentável significa que nós temos que buscar em nossa relação com o ambiente como um todo [seja físico, social, econômico, etc.] os instrumentos, meios e recursos para aprimorar cada vez mais a qualidade de vida do coletivo humano, desde que saibamos respeitar este mesmo direito para todos os que aqui estão presentes, bem para os que ainda irão nascer. Se nós criamos essa sensibilidade em nossa relação entre o ambiente físico, biológico e com a sociedade, aí sim estaremos construindo um modelo de sustentabilidade." O conceito de sustentabilidade feito pelo biólogo e professor Mohamed Habib, do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, norteou a discussão que ocorreu no Fórum Permanente "Unicamp: Universidade sustentável, campi humanizados", realizado nesta quinta-feira (30) no Centro de Convenções da Universidade. Organizado pelo recém-criado Grupo Gestor Universidade Sustentável (GGUS), órgão vinculado à Coordenadoria Geral da Unicamp, o fórum foi a primeira iniciativa pública do GGUS para debater com a comunidade universitária os aspectos de diretrizes de sustentabilidade. 

“Este evento tem como finalidade apresentar os primeiros debates sobre políticas de sustentabilidade, trazendo elementos e subsídios para poder definir uma política em torno deste tema para a Universidade”, expõe Elói José da Silva Lima, um dos organizadores do fórum e membro do GGUS. O evento contou com a participação de Cristina Guarnieri, assessora da Prefeitura do Campus da Capital da Universidade de São Paulo (USP); da professora Zuy Maria Magriotis, diretora de meio ambiente da Universidade Federal de Lavras; e do professor Marcelo Andrade Romero, superintendente de gestão ambiental da USP. Eles apresentaram as experiências desenvolvidas nos últimos anos nestas instituições. Também participaram do fórum membros da comunidade da Unicamp envolvidos na construção de políticas e ações de programas ambientais. O objetivo foi elencar subsídios à elaboração de uma política de universidade sustentável e à construção do Sistema de Gestão Universidade Sustentável. 

Para o coordenador-geral da Universidade, professor Alvaro Penteado Crósta, a Unicamp deve introduzir ações de sustentabilidade tanto de forma educativas quanto operacionais. “A Unicamp está próxima de completar 50 anos, e nós queremos planejar os próximos 50 anos. Acreditamos que esse planejamento deve estar baseado na sustentabilidade. Pensando nisso, estamos implantando uma série de medidas, como a criação do GGUS e suas câmaras temáticas. Além disso, estamos elaborando o planejamento estratégico da Universidade para o próximo quinquênio, sendo que um dos eixos principais deste planejamento será justamente a sustentabilidade."

A importância da sustentabilidade no planejamento de longo prazo da Universidade também é compartilhada pelo pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor João Frederico da Costa Azevedo Meyer. Ele ressaltou as contribuições do evento para "sustentar o trabalho de uma universidade pública, gratuita e de qualidade."

A Unicamp já desenvolveu uma série de iniciativas de sustentabilidade, como o armazenamento, manejo adequado e descarte correto de resíduos perigosos, rejeitos químicos e radioativos vindos de laboratórios, informou Elói José da Silva Lima. “A nossa expectativa é tornar o campus plenamente sustentável, com os recursos naturais sendo usados de forma responsável, com políticas e regras bem claras.”

Os trabalhos do fórum visam também a discussão da aplicação de princípios da sustentabilidade no dia a dia da Universidade, como a gestão de energia, qualidade do ar, recursos hídricos, fauna e flora dos campi, ambiente urbano, educação ambiental e gestão de resíduos. A proposta é que haja um envolvimento e colaboração de estudantes, funcionários e docentes. 

O professor Mohamed Habib entende que a sustentabilidade é um conjunto de iniciativas complexas e interdisciplinares, mas necessárias para que a Universidade se torne um exemplo para a sociedade, dividindo as experiências com outras instituições. “Se nós estamos ensinando a sustentabilidade para a sociedade, nós temos o dever de fazer o mesmo em nossa Universidade: não apenas o manejo de resíduos de laboratórios, mas até as relações humanas, envolvendo os diferentes setores e níveis hierárquicos.”