Cepid-OCRC inaugura equipamento para pesquisas moleculares em animais na Unicamp

Na próxima segunda-feira (4), às 10 horas, no prédio do Centro de Pesquisa Clínica (CPC) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, acontece e inauguração do Laboratório de Imagens Pré-Clínicas do Centro Multidisciplinar de Pesquisa em Obesidade e Doenças Associadas – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O laboratório abrigará um equipamento de PET/SPECT/CT Albira, avaliado em um milhão de dólares, e adquirido com recursos financeiros da FAPESP. O equipamento realiza imagens moleculares em 3D de pequenos animais e permitirá a realização de pesquisas nas áreas de oncologia, cardiologia, ortopedia, neurologia, estudos do metabolismo e novos fármacos.

Uma das características do equipamento é que ele faz imagens funcionais, metabólicas e anatômicas, simultaneamente, unindo os recursos da tomografia computadorizada e da medicina nuclear. No Brasil, existem apenas cinco ou seis equipamentos instalados para pesquisas em animais, mas não exatamente com a configuração e recursos de softwares adquiridos pelo CEPID-OCRC.

“A mesma tomografia computadorizada que se faz em humanos nós vamos fazer em animais, porém com uma resolução muito maior. Outra vantagem é que vamos analisar o metabolismo do animal in vivo”, explica o médico da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Celso Dario Ramos, responsável pelo serviço do Laboratório de Imagens Pré-Clínicas.

Os radiofármacos utilizados nas pesquisas serão produzidos pelo Instituto de Pesquisa em Energética e Nuclear (IPEN). Uma das primeiras pesquisas a ser desenvolvida no laboratório será um estudo conduzido pelo pesquisador da FCM e responsável pelo CEPID-OCRC Lício Velloso. A pesquisa consiste em analisar a relação entre gordura marrom e o desenvolvimento da obesidade.