Faculdade de Ciências
Farmacêuticas lança site

29/04/2015 - 10:40

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Unicamp, que conta com um ano de institucionalização e 11 anos de oferecimento do curso de Farmácia, acaba de lançar seu site, idealizado há cerca de seis meses pela equipe da Faculdade. De acordo com o diretor pró-tempore da FCF, João Ernesto de Carvalho, o site será um novo canal de comunicação com a comunidade e deverá potencializar as divulgações da unidade, pela qual já passaram pelo menos 440 alunos de graduação e que já formou sete turmas até aqui.

No momento, a equipe envolvida no desenvolvimento do site, construído pelo diretor de TIC Cláudio Moreira Alves, da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), trabalha na produção do conteúdo institucional, informa Antonio César Fávaro, responsável pela Área de Infraestrutura da FCF. Nele estarão disponíveis informações sobre a faculdade, sua história, os seus docentes, os funcionários, a graduação, a extensão, eventos, notícias e uma intranet. Anteriormente, as informações sobre a FCF praticamente se restringiam ao curso de Farmácia, que figurava nos sites da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), do Instituto de Biologia (IB) e do Instituto de Química (IQ), unidades que compartilhavam a oferta do curso de Farmácia da Unicamp, além do Centro de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). “Logo, o site acaba sendo uma grande conquista, por poder tratar de maneira mais específica sobre a faculdade”, conta Antonio César.

A criação do site também coincide com outras gratas realizações. Uma delas é a aquisição de uma área para a construção do prédio-sede da FCF, num terreno próximo à FCM, com recursos da ordem de R$ 6 milhões. “Agora estamos na etapa de licitação do prédio”, salienta João Ernesto, “e, por ora, estamos instalados no Ciclo Básico 2.”

A ideia, com a construção da faculdade e com suas novas dependências, é que a FCF consiga expandir os seus projetos e reunir os docentes contratados, hoje distribuídos principalmente na FCM e no IB. “Teremos um maior intercâmbio e compartilhamento de informações”, comemora João Ernesto. “Estamos ansiosos por mais esse incremento.”

O próximo desafio, relata o docente, será a promoção do III Curso Internacional: Descoberta e Desenvolvimento de Fármacos Anticâncer. Do Produto Natural até a Clínica, previsto para ocorrer entre os dias 15 e 19 de junho na Unicamp e com a organização da FCF. O evento, que integra a Rede Ibero-Americana de Investigação de Câncer, terá como foco pesquisadores, alunos de graduação e interessados. Contará com a parceria da Universidade de Salamanca, Espanha.

Esse curso contribui para que a FCF se torne ainda mais conhecida, ao ganhar visibilidade internacional, acredita o diretor da faculdade. De acordo com ele, a área de Farmácia no Brasil tem crescido bastante e propicia aos profissionais recém-formados um amplo leque de opções de atuação, entre elas em farmácia pública, hospitalar, indústria farmacêutica, pesquisa e desenvolvimento de medicamentos, pesquisa e produção de alimentos (controle de qualidade).