Ações & Notícias

São Paulo | Maio Amarelo tem abertura oficial nesta sexta, dia 24, em Campinas

Movimento será apresentado em evento da área médica para atrair classe para a mobilização

A abertura oficial do Movimento Maio Amarelo para 2015 será feita no próximo dia 24 de abril, sexta-feira, a partir das 19h, no Expo Dom Pedro, em Campinas, durante o Intergastro & Trauma 2015, um dos maiores eventos médicos do Estado de São Paulo.

Durante a abertura, representantes do Maio Amarelo vão apresentar o trabalho desenvolvido, realizações do primeiro ano de atuação e a programação de atividades na região para 2015.  Como parte do trabalho de conscientização junto à classe médica, está programado um esquete intitulado “Mude no trânsito, antes que o trânsito mude a sua vida”, que retrata as dificuldades de um cidadão após um acidente de trânsito.

O Maio Amarelo é um movimento que surgiu em 2014, quando, através de uma ação coordenada entre Poder Público, sociedade civil e iniciativa privada, foram desenvolvidos vários tipos de ações que chamaram a atenção da sociedade para o alto índice de morte e feridos no trânsito em todo o mundo.

A proposta de lançar as atividades num evento médico internacional tem como objetivo ampliar o compromisso junto à classe e buscar novos apoios com profissionais da saúde no estado e, também, com profissionais internacionais, que atuam diretamente com as vítimas do trânsito, para ações de segurança e prevenção das ocorrências.

“Em seu primeiro ano, o Movimento alcançou números surpreendentes. Para 2015, com a ajuda de toda a sociedade, esperamos multiplicar esses números e levar conscientização a milhões de pessoas. Queremos que toda a adesão ao Maio Amarelo realmente reflita em um comportamento seguro no trânsito e, consequentemente, na redução de acidentes”, diz Natália Gradim, representante do Maio Amarelo, no ONSV (Observatório Nacional de segurança Viária).

O Intergastro é promovido pela SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas), PUC Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Hospital Mário Gatti, o evento possui diversos parceiros, entre eles, a SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado).

Recentemente, o ONSV e a SBAIT firmaram um acordo com o objetivo de fortalecer ainda mais o planejamento, a divulgação e a execução de ações que aumentem a segurança no trânsito. Através desta parceria, as campanhas já desenvolvidas pelo Observatório para a prevenção de acidentes devem ganhar força também na área médica e uma das primeiras ações deste trabalho é o lançamento do Movimento durante o Intergastro & Trauma.

“Há muito tempo, a SBAIT se preocupa com a prevenção do Trauma. Quando vimos o Maio Amarelo no ano passado, já começamos a apoiar o Movimento, divulgando em nossos canais de comunicação. Pesquisamos muito sobre ele e acabamos conhecendo também o trabalho do Observatório. Entramos em contato e a parceria surgiu de uma maneira natural, já que nós, da SBAIT, e o Observatório temos uma preocupação comum: reduzir os números dessa epidemia que é o trânsito no mundo, em especial, no Brasil”, explica o presidente da SBAIT, Dr. Gustavo Fraga.

O Movimento Maio Amarelo é apoiado pelo ONSV, mas trata-se de uma mobilização da iniciativa de pessoas, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada e órgãos de governo que tenham comprometimento com o bem-estar social, a educação e a segurança no trânsito.

Para Natália, a parceria entre as duas entidades fortalece a execução de ações que contribuam para a qualidade e segurança viária. “Com a excelência do trabalho realizado pela SBAIT, acreditamos que a mensagem do Movimento consiga chegar ainda mais longe e a uma velocidade maior a toda a população”, comenta.

De origem brasileira, Movimento já conquistou sete países

No ano passado, além do Brasil, o Maio Amarelo atingiu outros sete países. Em 2015, para ampliar ainda mais o Movimento, estão sendo desenvolvidos materiais de apoio e divulgação em inglês e espanhol. Também foram feitos logos em diversos idiomas, que serão divulgados amplamente, com a ajuda de parceiros como a SBAIT. O Maio Amarelo também ganhou um novo site, com versão em três línguas.

Símbolo do Maio Amarelo

O laço usado como símbolo do Maio Amarelo já é um velho conhecido. Utilizado também em outros movimentos, como o Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama, e o Novembro Azul, que combate o câncer de próstata, ele estimula atividades voltadas à conscientização e ao debate sobre os assuntos a que se refere. A cor amarela foi escolhida por ser a cor de advertência no trânsito. Mas por que o laço, que, até então, era usado para chamar atenção de doenças, foi escolhido para o trânsito? Porque os acidentes de trânsito são considerados uma epidemia. O trauma é uma doença e, portanto, na maioria dos casos, pode ser evitado. É isso o que o Movimento quer passar.

Intergastro & Trauma

O Intergastro & Trauma é um programa multidisciplinar de atualização que apresenta e discute, de forma prática e objetiva, os problemas e as soluções que envolvem o tratamento de patologias do aparelho digestivo e traumas. Como seu principal foco são os profissionais do interior, todos os temas discutidos trabalham a realidade no interior do Estado. O evento ocorre na sexta-feira, dia 24, e no sábado.  Durante os dois dias, serão realizados cursos teóricos e práticos, minisimpósios e reuniões. Paralelo ao Intergastro & Trauma, acontecerá a II RIAATCE (Reunião Ibero-Afro-Americana de Trauma e Cirurgia de Emergência), que teve início em Portugal, no ano de 2013. Entre os 18 convidados internacionais, está o médico Antonio Marttos, brasileiro, mas que atua em Miami. Marttos é responsável pelo tratamento da atleta Laís de Souza, que ficou tetraplégica em 2014, após sofrer um acidente durante os treinos para as Olimpíadas de Inverno.

Confira a programação completa:

·         18h30 – Intervenção dos estudantes de Medicina da Faculdade São Leopoldo Madinc

·         19h – Abertura do Intergastro e Trauma e II RIAATCE  – Reunião Ibero-Afro-Americana de Trauma e Cirurgia de Emergência

·         Posse da nova diretoria SBAIT

·         Apresentação do Movimento Maio Amarelo, com esquete “Mude no Trânsito, antes que o trânsito mude a sua vida”.

·         Encerramento: Coquetel

Serviço: O Expo Dom Pedro fica no Dom Pedro Shopping, em Campinas, à Avenida Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra.

Mais informações sobre a Abertura Oficial do Maio Amarelo, com a assessoria de imprensa do Maio Amarelo, pelo telefone (19) 9.9937-3270, com Daniela Gurgel.

Faça um comentário