27 A 30
Democracia e
participação
são temas de
evento do IFCH

24/04/2015 - 11:30

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp promoverá entre os dias 27 e 30 de abril o II Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas. O evento, composto por mesas redondas e seminários temáticos, tem por objetivo estimular o intercâmbio entre pesquisadores e ativistas, de maneira a aprofundar a reflexão sobre o campo da participação e das políticas públicas, bem como impulsionar ações para o avanço e ampliação da democracia no Brasil e no mundo.

A conferência de abertura do Encontro ocorrerá a partir das 19 horas do dia 27 (segunda-feira), no Centro de Convenções da Unicamp. O palestrante será Gilberto Carvalho, presidente do Conselho Nacional do Sesi e ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência da República. De acordo com o coordenador-geral do evento, professor Wagner de Melo Romão, as mesas redondas reunirão, no mesmo local, pesquisadores brasileiros e estrangeiros e representantes de movimentos sociais, organizações não governamentais e governos.

Esses atores debaterão, entre outros assuntos, questões relativas à perspectiva de aprofundamento da democracia, reforma política e ativismo. Já os seminários temáticos, que serão realizados no IFCH, terão uma perspectiva mais acadêmica e contarão com a apresentação de 200 trabalhos originários de diversos países. Romão destaca que o segundo encontro apresenta diferenças temáticas em relação ao primeiro, que foi realizado em abril de 2013, na Unesp de Araraquara.

Naquela oportunidade, lembra o docente, ainda não haviam ocorrido as manifestações populares de junho, que abriram novas perspectivas de participação e protesto no Brasil. “Além disso, na ocasião havia somente um esboço do que seria a proposta da Política Nacional de Participação Social, que posteriormente gerou uma série de debates no país. Também a questão da reforma política ainda não havia entrado na agenda nacional. Esses temas certamente merecerão atenção por parte dos atores convidados a participar do evento”, adianta.

O Encontro, considera Romão, contribui para que a academia cumpra o papel de pensar formas de aliar duas correntes que estão em campos opostos, representadas pela democracia participativa e pela democracia representativa, com vistas à ampliação da democracia de maneira mais ampla. “Sob essa perspectiva, penso que os pesquisadores que vivem ou que estudam questões ligadas à América Latia encontrarão um campo privilegiado para as suas reflexões”.

Segundo Romão, a comunidade está convidada assistir as atividades do II Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas. Quem não puder comparecer aos locais dos trabalhos poderá acompanhar os debates por meio da internet. O link para acessar a transmissão e a programação completa do evento podem ser conferidos neste endereço.