Livro traz
os 25 Anos
do Grupo
Ginástico
da Unicamp

15/04/2015 - 16:46

/
Os cinco autores do livro que conta história do GGU

Os cinco autores do livro que conta história do GGU

Apresentação do Grupo Ginástico Unicamp no Sesc

Apresentação do Grupo Ginástico Unicamp no Sesc

Apresentação do Grupo Ginástico Unicamp no Sesc

Apresentação do Grupo Ginástico Unicamp no Sesc

Seus cinco autores dizem que “Grupo Ginástico Unicamp: 25 Anos” é um livro “escrito a dez mãos, cinco corações e incontáveis colaboradores”, documentando a história deste grupo da Faculdade de Educação Física (FEF) que desde 1989 vem promovendo intensa articulação entre ensino, pesquisa e extensão, tendo sido pioneiro no processo de internacionalização da Universidade. A obra publicada pela Editora da Unicamp, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) em parceria com o Gabinete do Reitor, é assinada por Elizabeth Paoliello, Eliana de Toledo, Eliana Ayoub, Marco Antonio Coelho Bortoleto e Larissa Graner. 

Uma das fundadoras do Grupo Ginástico Unicamp (GGU), Elizabeth Paoliello afirma que o livro é o resultado de um trabalho iniciado há 25 anos, quando ela e Vilma Nista-Piccollo, ambas professoras da FEF, formaram um grupo de 17 ginastas da própria unidade e do Clube Campineiro de Regatas para se apresentar em um festival em Buenos Aires. “A ginástica geral é uma modalidade em que os grupos montam coreografias para apresentação, sem a competição como meta. Depois do sucesso na Argentina, nos sentimos muito motivadas a continuar com o projeto, por onde já passaram mais de 200 alunos da Unicamp e de outras instituições, levando uma proposta que se tornou pedagógica para escolas, universidades e clubes.” 

O professor Marco Bortoleto, atual coordenador do GGU, observa que o projeto vem servindo de inspiração para grupos de várias instituições do Brasil e do exterior. “Ao longo do tempo conseguimos conectar muito bem a pesquisa, o ensino e a extensão. Nosso trabalho é analisado pelo Grupo de Pesquisa em Ginástica, que através do GGU pode colocar em prática o que pesquisa. Na graduação, temos disciplinas que desenvolvem nossos conceitos. E, enquanto projeto de extensão, levamos nossa proposta para fora da Universidade, inclusive em turnês internacionais – em julho estaremos na Finlândia e depois na Estônia.” 

Eliana de Toledo, uma das autoras, vê no livro uma pesquisa histórica de alta densidade, com base em mais de 5 mil documentos. “Não se trata de um livro memorialístico qualquer, saudosista. Como docentes e pesquisadores, seguimos o rigor acadêmico em relação às fontes. Outro aspecto é o importante papel do grupo, que praticamente consolidou as produções acadêmicas e as práticas da ginástica geral brasileira. Muitos estão esperando pelo livro e a sua tradução para o inglês.” 

A tradução para o inglês já está sendo feita para uma versão digital (e-book) que será disponibilizada gratuitamente. Dividido em nove capítulos, “Grupo Ginástico Unicamp: 25 Anos” traz a história do GGU desde a primeira coreografia, “Guaicá”, até a última, “Gotas”; a apresentação de sua proposta pedagógica; fotos dos mais de 200 participantes; depoimentos de que como esta participação influiu na vida de cada um; a criação de grupos independentes; imagens e ficha técnica de todas as coreografias; apresentações e participações em debates no Brasil e no exterior (14 viagens internacionais); a organização de fóruns para promover a ginástica geral; a construção de uma ampla rede de contatos que facilita intercâmbios; e a produção científica gerada (livros, mestrados, doutorados, iniciação científica).