PRP prorroga
Pibic-EM
e Pibic/Pibit

16/04/2015 - 10:00

Essa é última chance para o envio de projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM) da Unicamp/CNPq, iniciativa ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp. As inscrições vão até o próximo dia 24 (sexta-feira). Podem ser feitas mediante endereço eletrônico. A duração do programa (pelo período de 12 meses) vai de 1 de agosto de 2015 a 31 julho de 2016. Docentes e pesquisadores devem submeter seus projetos ao Fundo de Apoio ao Ensino e à Pesquisa da Unicamp (Faepex). O Pibic, outro programa da PRP que envolve a iniciação científica na graduação, e ainda o Pibit, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica, também prorrogam até o dia 22 as suas inscrições no site da PRP.

O Pibic-EM é um programa da PRP que procura dar oportunidades aos estudantes de Ensino Médio de Escolas Públicas dos municípios de Campinas, Limeira e Piracicaba e integrá-los nas atividades de pesquisa sob a orientação de professores e pesquisadores com vínculo empregatício com a Unicamp. Através desse programa, a Universidade de Campinas vem colaborando para o crescimento desses jovens rumo ao seu futuro profissional. Isso há praticamente dez anos.

Os orientadores terão um apoio financeiro no valor de R$ 4 mil, na rubrica de material de consumo nacional ou de prestação de serviços, quando o projeto acolher no mínimo três bolsistas. Em casos excepcionais, será considerada a possibilidade de atendimento de mais de um projeto por orientador. No ano anterior, esse apoio financeiro era de R$ 3.500,00.

A PRP e o CNPq concederão aos alunos bolsa mensal de R$ 100,00, utilização do Restaurante Universitário para realizar as refeições, ônibus fretado (conforme disponibilidade), acesso às bibliotecas e aos serviços de atendimento médico e odontológico do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) (em caso de emergência) e seguro de acidentes pessoais.

Entre outros objetivos, esse programa também tem como uma das suas bandeiras despertar jovens talentos para os desafios atuais da ciência e para metodologia do trabalho científico. Um único projeto pode ter vários alunos envolvidos.