Olimpíada de História
recebe inscrições até dia 24

15/04/2015 - 07:47

Termina na próxima semana, no dia 24 de abril, o período de inscrições para a 7ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil. São Paulo, Ceará e Minas Gerais são os estados com maior número de inscritos. Podem participar estudantes regularmente matriculados no oitavo e nono anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio. A Olimpíada é realizada em equipes formadas por três estudantes e um professor de história. Para a Olimpíada 2015, serão praticados os seguintes valores para as taxas de inscrição:escolas públicas: R$30,00 (trinta reais) por equipe e escolas particulares: R$60,00 (sessenta reais) por equipe.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil começou em 2009 e tem sido um grande sucesso entre alunos e professores de todo o país. Elaborada pelo Departamento de História, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, a iniciativa firmou-se no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História. É coordenada pelas professoras Cristina Meneguello e Alessandra Pedro.

A Olimpíada tem um formato original. É realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (oitavo e nono anos do ensino fundamental e qualquer ano do ensino médio) e o professor de história do colégio. As cinco fases online duram uma semana cada uma, e as respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e com os professores.

Desde a primeira edição existe uma fase final para 1200 finalistas que vão para Unicamp para fazer uma prova dissertativa, e aguardam o resultado e entrega de medalhas logo no dia seguinte. Nesta oportunidade, conhecem e confraternizam com estudantes e professores de história de todos os estados do Brasil.

A 7ª Olimpíada Nacional em História do Brasil traz mais uma vez o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas muito especiais.

Calendário
A primeira fase inicia no dia 4 e finaliza no 9 de maio. A segunda fase começa no dia 11 e termina no dia 16 de maio. A terceira fase inicia no dia 18 e acaba no dia 23 de maio. A quarta fase será de 25 a 30 de maio. A quinta fase vai de 1 a 6 de junho. No dia 11 de junho ocorre a divulgação do nome das equipes selecionadas para a fase final presencial pela Comissão Organizadora. Dia 15 de agosto está prevista a prova presencial e, no dia seguinte (16), a cerimônia de premiação.

Veja mais informações no site da 7ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil