28 DE ABRIL
Carlos Vogt
lança o livro
"A Utilidade do
Conhecimento"

13/04/2015 - 14:27

O linguista e poeta Carlos Vogt, ex-reitor da Unicamp e atual presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), lançará no próximo dia 28 de abril, a partir das 18h30, na Livraria da Vila, em São Paulo, o livro A Utilidade do Conhecimento. A obra, elaborada ao longo dos últimos três anos, é composta por ensaios e artigos acadêmicos escritos pelo autor nos últimos 20 anos.

De acordo com Vogt, os ensaios foram todos reescritos e atualizados, cuidado que fez com que ganhassem ainda mais densidade. “Ou seja, eles são inéditos na maneira como estão apresentados no livro”, destaca. Já os artigos estão na forma como foram concebidos originalmente. Nos textos, o autor faz uma reflexão sobre a importância do conhecimento, a partir de temas que lhe são caros e que estão relacionados à contemporaneidade.

Assim, Vogt se vale de questões como a ciência, a tecnologia, a literatura, a cultura e a arte para tratar da temática e das suas implicações. “A despeito de o conhecimento ser ou não utilitário, ele é sempre útil. No livro, eu procuro relacionar o conhecimento com os princípios da ética. Um ponto básico, nesse sentido, é você sentir prazer em proporcionar prazer ao outro”, afirma.

No exercício da reflexão, Vogt aborda assuntos dos mais variados, como a urbanização, a ecologia, a clonagem, as tecnologias da informação e da comunicação e as transformações proporcionadas pela Física, não raro em linguagem poética. O autor também trata de temas ligados à memória, como a ferrovia, meio de transporte que marcou a sua infância na cidade de Sales de Oliveira, no interior de São Paulo.

A Livraria da Vila, onde o livro A Utilidade do Conhecimento será lançado, fica na Alameda Lorena, 1.731, no bairro Jardins, em São Paulo. Conforme Vogt, a editora Perspectiva analisa a possibilidade de promover uma noite de autógrafos também em Campinas.

Serviço

Título: A Utilidade do Conhecimento

Autor: Carlos Vogt

Editora: Perspectiva

Páginas: 352

Valor sugerido: R$ 69,00

Comentários

Um grande abraço para o querido amigo Carlos Vogt.

Email: 
nysa@unisys.com.br