Olimpíada Brasileira de Informática
disponibiliza curso online gratuito

01/04/2015 - 15:04

Reprodução da página inicial do curso

Os organizadores da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) acabam de disponibilizar um curso online gratuito de introdução à programação de computadores, voltado, principalmente, para estudantes dos ensinos médio e fundamental de todo o país.

O professor do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, Ricardo Anido, coordenador da OBI, informa que trata-se de um curso básico, em português, destinado a iniciantes, sem experiência em programação de computadores. O foco é a resolução de problemas utilizando a linguagem de programação Javascript.

“Para fazer o curso não é necessário instalar nada no computador, tudo roda num navegador, como Chrome ou Firefox, por exemplo. Há pequenos vídeos em português e muitos exercícios, todos com correção automatizada. E um botão de ‘ajuda’ que analisa o programa do aluno e procura guiá-lo para encontrar a solução”, descreve Anido.

Ele acrescenta que, há duas semanas, desde que foi disponibilizado, o curso já conta com mais de 1400 inscritos. “Muitos outros têm usado sem se inscrever, pois não é necessário se inscrever para assistir às aulas e praticar. O treinamento tem onze aulas e outras estão sendo preparadas. Não há certificado, pois é um curso livre”, completa o docente.

A OBI é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação.  Seu objetivo é despertar nos estudantes o interesse pela ciência da computação na formação básica, através de atividades que envolvam desafios, engenhosidade e competição.