Diálogo sem Fronteira
aborda patrimônio territorial

01/04/2015 - 15:10

A RTV Unicamp disponibiliza mais um programa da série Diálogo sem Fronteira, apresentado pelo historiador e arqueólogo Pedro Paulo Funari, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH-Unicamp). Neste programa ele entrevista Cristina Fachini, doutora em ciências econômicas e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam-Unicamp). Eles conversam sobre o conceito de patrimônio territorial, surgido na década de 1980 em reunião da Unesco, no México. O território passa a ser patrimônio quando ele é visto como recurso (natural e cultural) para o desenvolvimento sustentável. A pesquisadora cita como exemplo seu estudo de caso no sudoeste paulista, as narrativas dos moradores sobre o conhecimento local, os valores culturais e sua relação com o meio natural e com as áreas protegidas.

Diálogo sem Fronteira apresenta entrevistas com pesquisadores sobre temas de humanidades, numa linguagem acessível para o grande público, e é exibido pelo Canal Universitário de Campinas (10 da NET), pelo Canal da RTV Unicamp no Youtube e pelo site rtv.unicamp.br. Assista