PRP promove encontro
para discutir a pesquisa

31/03/2015 - 17:25

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp promoveu encontro inédito na tarde desta segunda-feira (30) com representantes de unidades de ensino e pesquisa, centros, núcleos e coordenadores de graduação e pós-graduação com o objetivo de fazer uma reflexão sobre as estratégias de pesquisa no âmbito da Universidade. Na ocasião, a PRP apresentou aos presentes oportunidades de apoio a projetos e também informações sobre os critérios utilizados pelos rankings acadêmicos internacionais, que avaliam a qualidade das investigações científicas das instituições de ensino e pesquisa espalhadas pelo mundo.

O propósito do encontro, conforme a pró-reitora de Pesquisa, professora Gláucia Pastore, foi oferecer dados e orientações que possam contribuir para que as unidades e órgãos tracem suas estratégias de pesquisa, de modo a torná-las ainda mais qualificadas. “É importante que tenhamos uma visão global de onde estamos, para que possamos definir para onde queremos ir”, afirmou.

Auxiliada pelo corpo de assessores, Gláucia Pastore informou aos dirigentes e coordenadores que a PRP oferece diferentes linhas de fomento à pesquisa, como o Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (Faepex), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibit), os dois últimos em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Segundo Gláucia Pastore, embora a demanda por esses recursos seja grande, ainda há espaço para que as unidades e órgãos apresentem mais propostas. A pró-reitora de Pesquisa observou, ainda, a importância de as faculdades, institutos, centros e núcleos ampliarem a comunicação com o público externo. “É importante que a página eletrônica de cada órgão seja atualizada, e que os textos sejam em português e inglês. Esta é uma forma valiosa darmos maior visibilidade às nossas atividades de ensino e pesquisa”.

A respeito dos critérios usados pelos rankings internacionais, a equipe da PRP destacou que os organismos responsáveis pelas avaliações levam em consideração diversos indicadores, entre eles a excelência do ensino e da pesquisa, o nível de empregabilidade dos ex-alunos, o grau de internacionalização dos cursos e a qualidade das instalações. “É importante, por exemplo, que nós saibamos onde estão os nossos ex-alunos, para que possamos fornecer o contato deles aos rankings. Esses ex-alunos recebem questionários para avaliar a qualidade do ensino e da pesquisa oferecida pela Universidade. E essa avaliação obviamente pesa na nota final da instituição”, explicou Gláucia Pastore.

A pró-reitora de Pesquisa disse ter ficado muito satisfeita com a reunião e considerou que outros encontros serão repetidos, para que os diretores de unidades e de centros e núcleos, bem como os coordenadores de graduação e pós-graduação, tenham a oportunidade de refletir sobre essas questões, de modo a incorporá-las na rotina de suas atividades.