Unicamp perde o professor
Antonio Fernando Pestana de Castro

30/03/2015 - 14:46

Antonio Fernando Pestana de Castro, professor titular de Microbiologia,  aposentado do Instituto de Biologia (IB), faleceu no domingo (29), no início da tarde desta segunda-feira (31), em São Paulo. O velório aconteceu no cemitério do Araça e o corpo foi cremado na Vila Alpina.

Graduado em Medicina Veterinária pela USP (1959) e doutor em Ciências Biológicas - Microbiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1968), Pestana atuava na área de Microbiologia, com ênfase em Biologia e Fisiologia dos Microorganismos, principalmente nos seguintes temas: Escherichia coli, PCR e Biologia Molecular de fatores de virulência de amostras de E. coli isoladas de animais domésticos e importância em Patologia Humana e Animal. Nos anos 1970 foi convidado a ingressar no IB com a missão de desenvolver a área de Microbiologia, do Departamento.

A vinda do professor Antonio Fernando Pestana de Castro para a Unicamp resultou em significativo desenvolvimento da área de Microbiologia. Sob a coordenação do professor Pestana, a Microbiologia implantou e desenvolveu sólidas linhas de pesquisa e ampliou os seus recursos humanos, através da contratação de jovens pesquisadores promissores para atuar como docentes na área. Como professor da unicamp contribuiu de maneira significativa para a medicina veterinaria brasileira. Aposentado na Unicamp, tornou-se professor titular em Microbiologia do ICB da USP, mas continuou colaborando com o departramento,  orientando alunos de mestrado e doutorado, através do Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular (área de Microbiologia) do IB.  Era comprometido com todas atividades exercidas na ativa, em graduação, pós-gradução e pesquisa e pesquisador responsável por Temático da Fapesp, sobre EPEC atpícas.