Quartas Interdisciplinares discutem gestão da água e segurança dos alimentos

Cartaz Geral da QI 1S 2015
Programação completa das Quartas Interdisciplinares no 1º Semestre de 2015

Teve início na última quarta-feira o novo ciclo das Quartas Interdisciplinares (Qis), debates e palestras que discutem os mais variados temas para além dos limites disciplinares e institucionais, com a presença de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, alunos, funcionários e membros da comunidade externa. Os eventos são abertos para participação de todos os interessados e, neste primeiro semestre de 2015, discutem assuntos como gestão da água, segurança dos alimentos, indicadores de inovação ou conhecimento, sexualidade, raça, identidade, políticas sociais e sustentabilidade.

As QIs, coordenadas pelos professores Eduardo Marandola Jr. (LAGERR) e Álvaro D’Antona, são oferecidas pelo Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Faculdade (CHS) com o objetivo de promover a interdisciplinaridade, base da concepção da Unicamp e da FCA, e com o propósito de fomentar o projeto pedagógico e de pesquisa da unidade.

A primeira mesa-redonda do ano trouxe o Professor Márcio Barreto e Professora Jeani Delgado P. Moura (da UEL - Universidade Estadual de Londrina e aluna de pós-doutorado no Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência), que promoveram uma discussão bastante interessante sobre a relação entre ciência e formação de professores no Brasil. Seguem abaixo alguns pontos colocados pelos professores durante a conversa, para reflexão.

Não percam a próxima, dia 01/04, as 16hs, na UL 01. Todos convidados!

___________________________

"O conhecimento precisa valer por seu valor de experiência humana e não somente por seu valor de mercado"

"Formar professores deve ser um compromisso da universidade pública com a sociedade - desde o professor da educação infantil até a pós-graduação"

"A iniciativa privada está tomando para si a formação de professores no Brasil: quase 80% dos graduandos que se formam hoje no Brasil estudam em universidades privadas"

"A falta de professores que temos no Brasil hoje faz pensar por que os jovens estão fugindo da licenciatura... Por que ninguém mais quer ser professor neste país?"