Orlando Furlan,
gestão pessoal

30/03/2015 - 13:50

Orlando Carlos Furlan e seu livro de auto-ajuada
Orlando Carlos Furlan, Assistente Técnico de Unidade (ATU) do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, convive com a Universidade há algumas décadas. Com 12 anos já cortava as ruas do campus distribuindo ou buscando correspondências, atributos da função de office-boy. Aos 55, realiza, enfim, um sonho: transformar em livro experiências de vida pessoal e profissional. Atitude vencedora:  faz toda a diferença será lançado no dia 17 de abril, às 16 horas, no Auditório Zeferino Vaz do IE, onde Furlan atua há 33 anos (desde 1993 como ATU). No livro, o autor desafia o leitor a desenvolver atitudes vencedoras e conquistar o sucesso que tanto almeja.  Furlan explica as origens da atitude e o que ela pode fazer ou não pelas pessoas. Detalha ainda os obstáculos à atitude e  finaliza com o capítulo "Mudando de atitude por meio de suas escolhas". Atitude vencedora:  faz toda a diferença foi patrocinado pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) da Unicamp, através de edital público em 2014.

“Sou uma prova inconteste que as atitudes pró-ativas, somadas ao desejo de crescimento, experiência e competência, abrem oportunidades únicas para todos que desejam ser autores do seu processo de mudança”, explica Orlando, referindo-se à sua história. O escritor trabalhou  fora da Unicamp depois da primeira experiência aqui e retornou convidado pelo professor José Graziano da Silva, hoje presidente da FAO, em Roma. Sua função: datilógrafo. Com empenho, determinação e disposição, logo se diferenciou dos demais por conta de sua produtividade. O reconhecimento rápido proporcionou a  contratação pela Unicamp em uma função superior. Com a criação do Instituto de Economia, foi convidado, juntamente com 16 colegas, a fazer parte da equipe inicial de servidores. No momento apenas Furlan continua na ativa. “Posso afirmar que, com frequência, nossa atitude é a única diferença entre sucesso e fracasso”, diz.

Para chegar ao livro e palestras na Universidade e fora dela, Orlando deu aulas no ensino superior como professor. “É uma experiência mágica, pois o professor nunca morre e deixa sua marca em seus alunos”. As palestras, pelo menos 50,  vieram a partir de Simpósio dos Profissionais da Unicamp, onde chegou a dar três minicursos. Baseado em Victor Frankl, que diz que “a última das liberdades humanas é escolher a atitude em qualquer circunstância”, Orlando resolveu crescer, lutar e vencer. O livro foi um processo constante de auto-conhecimento e auto-ajuda literalmente.

A propósito do lançamento do livro, Furlan conversou com o Portal Unicamp. Confira.

Como surgiu a ideia de escrever Atitude Vencedora: faz toda a diferença?
Orlando Carlos Furlan - Ao longo da vida pude constatar que profissionais competentes e qualificados nem sempre conseguiam sucesso na carreira. Uma característica marcante era a dificuldade com que trabalhavam suas atitudes, pois suas reações traziam consequências indesejáveis. Tomei conhecimento da pesquisa feita pelas revistas Você S.A. e Exame, em mais de 1000 empresas, sobre os motivos que ocasionavam as demissões, divulgando que 87% das demissões estão relacionadas à atitude como reações tempestivas, procastinações, dificuldade de relacionamento e trabalho em equipe. Diante desses fatos, resolvi dar minha contribuição para ajudar as pessoas na vida pessoal e profissional. O livro foi escrito em sete meses.

Portal - É possível criar uma atitude vencedora? Como?
Orlando - Sim. Identificando obstáculos que possam existir, mudando padrões de pensamentos, desenvolvendo bons hábitos e pensando que a escolha de uma atitude vencedora está em você mesmo.

Orlando - Inicio o livro definindo o que é atitude e sua importância em nossas vidas. Atitude é um comportamento exterior que demonstra um sentimento interior. Eu revelo na minha atitude o que estou pensando ou sentindo. Em outro capítulo mostro como a atitude pode nos ajudar, quer na maneira de encarar a vida, nos relacionamentos pessoais e até no modo de enfrentar desafios. Em seguida esclareço que só a atitude não é suficiente, pois ela não substitui competência, experiência, crescimento pessoal e não muda os fatos. Finalizo com sugestões práticas e decisivas, elencando nove passos para a mudança de atitude por meio de suas escolhas. Entre elas a pessoa deve avaliar suas atitudes atuais, escrever uma declaração de objetivo, explicitando o que deseja conquistar diariamente e ter vontade de mudar.

Portal - Novos livros estão previstos? Na mesma linha?
Orlando - Sim. Quero escrever sobre “Como desenvolver sua liderança”. Na verdade, há uma ligação entre os temas.

Portal -  Como é o Orlando Furlan palestrante? Qual a próxima palestra?
Orlando - Dinâmico, com propostas reflexivas e práticas, procurando sempre a mudança do estado mental de seus ouvintes, para que possam desejar e alcançar resultados extraordinários em suas vidas. A próxima palestra será no encontro da Cipa Unicamp, no Hospital de Clínicas da Unicamp, em maio.

Atitude vencedora:  faz toda a diferença
Tiragem: 1.000 exemplares
Pedidos