Palavras Cruzadas fala sobre
dupla jornada do trabalho feminino

27/03/2015 - 14:06

A Rádio e Televisão-Unicamp (RTV) acaba de disponibilizar em seu site mais uma edição do programa Palavras Cruzadas. “Tudo Como Antes” é o tema discutido pelo jornalista e apresentador Marcus Vinícius Ozores e pelas convidadas, as pesquisadoras do Núcleo de Estudos da População “Elza Berquó”, Maria Coleta de Oliveira e Gláucia dos Santos Marcondes.

Segundo Maria Coleta de Oliveira, que é docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, a mulher, embora tenha uma participação cada vez mais significativa na geração dos rendimentos da família, continua com a responsabilidade das atividades domésticas, configurando, assim, uma segunda jornada de trabalho. Gláucia dos Santos Marcondes afirma que mais de 90% das mulheres com idade acima de 16 anos e que trabalham fora de casa desenvolvem atividades domésticas. Entre os homens, esse índice é inferior a 40%. Esse é o cenário que pauta a discussão dessa edição do programa.  Palavras Cruzadas vai ao ar durante toda a semana em horários alternados pelo Canal 10 na NET.