Cotuca recebeu Conexão
Cultural em suas dependências

26/03/2015 - 16:54

Conexão Cultural atrai alunos do Cotuca

Artista interage com o público

Arte é realizada publicamente

Um dos trabalhos de Rogério Pedro

Arte no Cotuca desperta atenção

O Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) da Unicamp recebeu nesta semana mais uma edição do Conexão Cultural Unicamp, desta vez com a participação de Rogério Pedro, artista plástico de Campinas que emprega, entre outras, a técnica do grafite. A equipe da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) levou este evento para as dependências do colégio.

O Conexão Cultural faz parte do Programa Campus Tranquilo e tem como objetivo ocupar os espaços nos campi da Universidade para estimular o convívio das pessoas por meio de ações ligadas à arte e à cultura. Ele ocorre no campus de Barão Geraldo quatro vezes no semestre (de janeiro a junho e de agosto a novembro) e nos campi do Cotuca, CPQBA, FCA, FT e FOP uma vez por semestre. Este foi o segundo evento do ano, contou Carmen Lúcia Rodrigues Arruda, supervisora de Ação Cultural da CDC.

Entre segunda e quarta-feira (23 a 25), Rogério Pedro criou uma pintura-mural sobre uma lona de encerado. A essa obra o artista intitulou “Conhecimento, pluralidade de ideias”. A pintura foi desenvolvida num espaço de passagem e de encontro dos estudantes do colégio, pela possibilidade de interagir com o artista durante todo processo de criação.

Segundo o professor Alan Yamamoto, diretor-geral do Cotuca, o projeto criou uma oportunidade de convívio com a arte na instituição e de ampliação do repertório cultural. “Nesse sentido, ele nos ajudou a cumprir a missão do Colégio, nos aspectos de formação cidadã e humanística”, disse ele.

“Que experiência eu tive hoje. Saí da sala de aula e dei de cara com um artista criando um painel na escola. Uns alunos passavam, outros paravam e outros ainda assistiam. Apreciei o trabalho do artista, e segui para continuar o meu. Vejo que temos novos ares para o Cotuca”, afirmou a professora Cristiane Megid.

“Se tem uma coisa que uma escola técnica repleta de matérias somente da área de exatas precisa é um pouco mais sobre arte e cultura, até mesmo como um momento lúdico para os alunos. Graças à Unicamp e ao projeto Conexão Cultural, o Cotuca pôde ter uma semana ótima, com palestras e um novo mural para enfeitar e embelezar a escola, com grande participação dos alunos. Isso acaba proporcionando um bom aprendizado sobre essa área, que já era uma necessidade na escola. Todos gostaram muito. Acabou sendo ainda uma contribuição para alguns, de modo mais específico, como foi o meu caso, que consegui decidir a minha carreira futura. Toda a escola, junto com a comissão cultural, queria agradecer e parabenizar o projeto. E que venham muitos mais!", expressou Murilo Galhardo, aluno do terceiro ano do curso de Mecatrônica e monitor de artes no Cotuca.

Rogério Pedro também ministrou duas palestras sobre o tema “Arte urbana”, respondendo a perguntas dos estudantes. Como resultado final do trabalho, a obra, que ganhou o nome de “Conhecimento, pluralidade de ideias”, ficará disponível e sob a guarda do acervo do Colégio Técnico. “Foi uma satisfação fazer esse mural, poder conversar com os alunos e trocar conhecimento no Cotuca”, salientou o artista plástico.