Programa de Recepção aos Calouros
é premiado em evento no México

25/03/2015 - 11:16

O Programa de Recepção aos Calouros, promovido pela primeira vez em 2015 pelo Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) em parceria com o Programa Campus Tranquilo, ficou entre os três melhores projetos premiados durante o Encontro de Bibliotecas, Editores Científicos e Base de Dados, ocorrido recentemente no México. Como prêmio, o SBU recebeu um certificado e um tablet, que já está sendo utilizado nas atividades do órgão. “Ficamos felizes com o prêmio, que é um importante reconhecimento à nossa iniciativa”, afirma Regiane Alcântara Eliel, coordenadora do SBU.

De acordo com ela, o encontro reuniu representantes de bibliotecas das principais universidades e institutos de pesquisa da América Latina. O objetivo foi debater questões relacionadas à inovação, principalmente no que se refere às fontes de pesquisas. Uma das atividades do evento consistiu na apresentação de projetos que as instituições participantes tivessem desenvolvido. Regiane, representando o SBU, relatou a experiência do Programa de Recepção aos Calouros.

Os projetos foram analisados por uma comissão julgadora composta por pessoas da América Latina, mas também Estados Unidos e Europa. “Para nossa felicidade, ficamos entre os três melhores dentre todos os projetos apresentados, o que demonstra a importância da ação”, considera Regiane. O Programa de Recepção aos Calouros, explica a coordenadora do SBU, consistiu na montagem de tendas nos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba.

Nesses pontos, voluntários explicavam aos calouros como funcionam as 29 bibliotecas que integram o SBU, de modo a desmistificar esses espaços. “Nós mostramos aos estudantes ingressantes que as bibliotecas são mais que lugares que abrigam livros. São locais que oferecem fontes de informação, informação esta que está na base da formação de nossos alunos e na construção do conhecimento”, pondera.

Além disso, os voluntários também transmitiram aos calouros detalhes sobre a rotina da Unicamp. “Nós quisemos mostrar a esse público que a Universidade não é somente um lugar de ensino, mas de vivência mais ampla, onde é possível trocar ideias e participar de atividades culturais, artísticas e esportivas”, diz Regiane. Quando da realização do Programa de Recepção aos Calouros, em fevereiro, o coordenador-geral da Universidade e também do Programa Campus Tranquilo, professor Alvaro Crósta, destacou que o propósito da iniciativa é receber os calouros dentro do conceito de Universidade Viva.

“Queremos mostrar que temos este conceito implantado no campus e que contamos com a adesão de todos, tanto nas ações de prevenção como nas ações de formação e de convívio na parte cultural, artística e esportiva”, afirmou o coordenador-geral naquela oportunidade.