Falta de chuva deve impactar
energia e água do Sudeste

25/03/2015 - 15:34

/
O docente Antônio Carlos Zuffo

O docente Antônio Carlos Zuffo

Alvaro Crósta, coordenador-geral

Alvaro Crósta, coordenador-geral

Trabalho realizado por crianças da Dedic

Trabalho realizado por crianças da Dedic

O funcionário José Benedito de Castro

O funcionário José Benedito de Castro

Público acompanha evento

Público acompanha evento

Grupo Gestor Universidade Sustentável

Grupo Gestor Universidade Sustentável

A diminuição do índice de chuvas nos próximos meses deverá impactar o sistema produtor de energia do Sudeste e Centro-Oeste, assim como os sistemas fornecedores de água, avalia o professor Antônio Carlos Zuffo, do Departamento de Recursos Hídricos da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEEC) da Unicamp. O especialista participou do lançamento da campanha “Eu e a água na Universidade”, ocorrido na manhã desta quarta-feira (25) na Unicamp. 

“É muito provável que este ano a crise no Estado seja pior do que a do ano passado. Isso porque o nível do Cantareira hoje está bem menor do que no mesmo período de 2014. Por conta das chuvas recentes, existe uma falsa sensação de que está tudo normal, mas não está. Os reservatórios estão secos, vazios”, alerta o especialista. “Este efeito das chuvas tem sido cíclico, como verificado nas séries históricas no período de 35 a 50 anos. Nós devemos entrar agora num período de baixa, não uma seca severa como foi a do ano passado, mas a média deverá diminuir”, completou. 

O lançamento da campanha de conscientização da Unicamp integrou as atividades da Semana da Água, realizada em razão do Dia Mundial da Água (22 de março). A campanha, que será gerenciada pela Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU) com o apoio de diversos órgãos, consiste em ações de conscientização junto à comunidade universitária. Além disso, outras ações se integram à campanha, como o Plano de Contingência de Água na Unicamp, a identificação de vazamentos e implementação de tecnologias para o melhor aproveitamento da água. 

“A ideia da campanha ‘Eu e a água na Universidade’ é a difusão, e difusão para todos. Estamos aqui com as crianças, pais e professores do Centro de Convivência Infantil da Unicamp para compartilhar os nossos conceitos sobre sustentabilidade voltados especificamente a água, em comemoração a Semana da Água e também em razão de todo este cenário de crise. Neste momento crítico, em que a sociedade está em busca de soluções, a Universidade reafirma o seu papel no sentido de contribuir com soluções”, sustentou o coordenador-geral, Alvaro Penteado Crósta. 

Sobre as ações práticas da campanha, ele explicou que uma série de materiais educativos serão distribuídos, de modo a estimular o uso da água de forma racional. “Isso se integra a outras medidas de maior vulto, com relação a vazamentos e tecnologias para aproveitar melhor a água. Além disso, a Universidade contribui de maneira muito relevante com suas pesquisas e com a formação de pessoas. O conceito de sustentabilidade hídrica faz parte da formação de nossos alunos”, completou. 

Durante o evento, o economista e funcionário da Prefeitura do Campus, José Benedito de Castro Henrique, falou sobre o Programa Rega Sustentável, criado no ano passado visando instituir uma série de procedimentos de racionalização para a rega das áreas verdes do campus. Também participaram do evento, além de alunos, funcionários, docentes e membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), o pró-reitor de Graduação, Luís Alberto Magna; a pró-reitora de Pós-Graduação, Rachel Meneguello; o prefeito do campus, Armando José Geraldo; o coordenador do Grupo Gestos de Benefícios Sociais, Edison Cardoso Lins; e o assessor do Grupo Gestor Universidade Sustentável (GGUS), Eloi Jose da Silva Lima. 

A programação da Semana da Água, organizada pelo Grupo Gestor Universidade Sustentável, conta com exposição de trabalhos dos alunos da Dedic; exposição de filmes no Espaço Cultural Casa do Lago; exposição interativa do laboratório móvel da Sanasa com alternativas de economia de água; e eventos culturais com a Companhia Artística Semeando Encanto.

Além da CGU e do GGUS, a Campanha conta com a parceria da Vice-Reitoria de Administração (Vrea), Prefeitura Campus, Grupo Gestor de Benefícios Sociais, Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), Espaço Cultural Casa do Lago, CIPA e Divisão de Educação Infantil e Complementar (Dedic). Há também a parceria da Sanasa e do ECOCINE, Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos.