Escola Livre de Música abre
inscrições para oficinas e cursos

19/03/2015 - 15:30

A partir da próxima semana, a Escola Livre de Música (ELM) da Unicamp, ligada ao Núcleo de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC), estará com inscrições abertas para a participação em oficinas de criação musical e também para o preenchimento de vagas remanescentes de cursos já em andamento. Qualquer pessoa, pertencente ou não à comunidade universitária, pode concorrer às posições disponíveis.

De acordo com o professor Manuel Falleiros, supervisor da ELM, as oficinas de criação musical representam uma grande novidade em termos pedagógicos. “Não há nenhuma experiência como esta no Brasil. Normalmente, o ensino da música é baseado na repetição e não na invenção. Aqui, os participantes aprendem técnicas de improviso e de criação musical. Ou seja, os alunos aprendem elementos musicais com base na criação”, explica. As oficinas são gratuitas, bem como as palestras, algumas ministradas por convidados internacionais.

Quanto aos cursos, o docente informa que ainda existem vagas para os de Canto Popular, Canto Coral, História da Música e Teoria Musical. “Em breve, teremos também vagas para Gaita”, adianta. Segundo Manuel Falleiros, Luciano Nazário, orientando de doutorado do professor José Augusto Mannis (IA), está oferecendo uma oficina de Criação Musical gratuita neste semestre.

A atividade é dirigida a pessoas que já possuem conhecimento básico em música e tocam algum instrumento. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). As inscrições para as oficinas e cursos devem ser feitas no site da ELM, por meio do preenchimento de uma ficha específica.

Os selecionados serão posteriormente convocados para uma entrevista, segundo Falleiros. A ELM é uma iniciativa do CIDDIC, que surgiu da fusão do Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) com o Núcleo de Integração e Difusão Cultural (NIDIC).

O objetivo da ELM é fornecer ensino de qualidade, de fundamentos musicais sólidos, de maneira a estimular a sensibilidade e a imaginação e promover a apreciação, a consciência musical e o pensamento crítico.