Joaquim
Cruz
lança livro
e passa
pelo campus

18/03/2015 - 16:04

O campeão olímpico Joaquim Cruz esteve na Unicamp na tarde desta quarta-feira (18). O vencedor dos 800 metros nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, visitou a pista de atletismo da Faculdade de Educação Física (FEF). O ex-atleta está na cidade para o lançamento do livro Matador de Dragões – A história e a filosofia de vida do campeão olímpico Joaquim Cruz, de autoria do campineiro Rafael de Marco.

Joaquim Cruz foi o primeiro atleta brasileiro e único, até hoje, a ganhar medalha de ouro olímpica em prova de pista. Bateu o recorde brasileiro e o sul-americano sete vezes nos 800m e 1500m, respectivamente. Foi medalha de prata nos 800m nas Olimpíadas de Seul (1988), Coreia, e campeão pan-americano em Indianápolis (1987), EUA, e Mar del Plata (1995), Argentina.

O ex-atleta, que mora há 34 anos nos Estados Unidos, conta que trabalha para o Comitê Olímpico Americano, na área de paraolímpicos. “Meu trabalho é o de liderar um programa de treinamento no Centro Olímpico de Chula Vista para residentes paraolímpicos e alguns olímpicos”, diz. Joaquim afirma que pensa em desenvolver algo do tipo no Brasil e fala sobre seus projetos no país. “Há o Instituto Joaquim Cruz em Brasília, onde desenvolvemos projetos sociais, com um fundo de base. Temos o Programa Clube de Descalços, no qual realizamos ações em algumas regiões do Brasil, e o programa Rumo ao Pódio Olímpico 2020, que é voltado para o alto rendimento. Esse último programa já vai para o quarto ano”, conta o veterano. Joaquim diz que, mesmo morando fora, está bastante envolvido com seus projetos no Brasil e que tenta participar da melhor forma possível, ajudando a comunidade.

Joaquim contou que a ideia de escrever um livro sobre sua vida começou pelos anos 2000, quando começaram as conversas com Sérgio Coutinho e Rafael De Marco. A biografia conta sua história no atletismo mundial. O lançamento do livro ocorrerá na livraria Cultura nesta quarta (18) em Campinas e no dia 19, em São Paulo.