Primeira turma do UniversIDADE
chega para aprender e ensinar

09/03/2015 - 16:15

/
Inês e Otto Denner: espiritualidade e qualidade de vida

Inês e Otto Denner: espiritualidade e qualidade de vida

Equipe do Cecom avalia a saúde dos ingressantes

Equipe do Cecom avalia a saúde dos ingressantes

Circuito Saúde começa com teste da visão

Circuito Saúde começa com teste da visão

Mesa de abertura do Programa UniversIDADE

Mesa de abertura do Programa UniversIDADE

Tadeu Jorge: processo de aprender e ensinar

Tadeu Jorge: processo de aprender e ensinar

Distribuição do uniforme para o curso gratuito

Distribuição do uniforme para o curso gratuito

O reitor José Tadeu Jorge recepcionou a primeira turma do Programa UniversIDADE, curso gratuito que vincula a educação acadêmica à educação popular e voltado a pessoas com idade a partir de 50 anos, em cerimônia na manhã desta segunda-feira, na Casa do Lago. Este primeiro módulo tem 338 alunos que totalizaram 1.091 inscrições em 59 atividades, entre oficinas e palestras. As atividades estão divididas em quatro áreas temáticas: arte e cultura, esporte e lazer, saúde física e mental, e sociocultural e geração de renda. 

Ao ressaltar que o papel primoridal de uma universidade pública como a Unicamp é a educação, Tadeu Jorge observou que a educação começa dentro de casa e se dá ao longo de toda a vida. “Educação é, portanto, um processo de aprender e ensinar, que tem um lado formal – da educação infantil à universidade – mas que não termina nunca. É este conceito de educação que balizou o UniversIDADE. Vocês não vieram apenas aprender, vieram participar deste processo, onde ensinar e aprender não acontecem de maneira isolada. Todos os envolvidos vão aprender e ensinar, o que faz parte do nosso aperfeiçoamento para sermos melhores do que somos.” 

Alice Helena De Danielli, coordenadora executiva do UniversIDADE, discursou sobre o grande esforço pessoal e dos companheiros para viabilizar o programa, agradecendo ao apoio de diretores de unidades (que cederam salas de aula) docentes, alunos, funcionários e voluntários externos – e especialmente ao reitor José Tadeu Jorge, que deu sinal verde ao projeto a atendeu a todas as solicitações para que ele se concretizasse. Leninha, como é conhecida, anunciou que o dia seria de recreação, com a colaboração do Trote da Cidadania em passeios monitorados pelos alunos pelo campus, o Circuito Saúde (promovido pelo Cecom para avaliar como estão a pressão, triglicérides, IMC e a visão dos ingressantes), almoço no bandejão e cinema. 

Vestindo camiseta e boné distribuídos na entrada, o casal Inês e Otto Denner escolheu o tema “Espiritualidade e qualidade de vida”, que será abordado em três palestras ministradas por um padre. “Gosto muito de religião, mas não tenho tempo de ler a Bíblia e tenho dúvidas como em relação à confissão; que quero perguntar ao padre”, disse Inês. “Hoje em dia estão se formando muitos grupos de autoajuda no mundo por que a sociedade se individualizou e mesmo as relações familiares ficaram superficiais. Esse grupo que escolhemos é para trocar ideias e ajudar uns aos outros. Melhorando, a pessoa melhora indiretamente a sua família e aqueles com quem se relaciona.” 

O professor Alvaro Crósta, coordenador-geral da Universidade, lembrou que o programa da atual gestão teve como lema “Unicamp de todos os saberes” e que o UniversIDADE está dentro da proposta de compartilhar de forma cada vez mais ampla esses saberes com todos os setores da sociedade. “Fazemos isso através do ensino, da pesquisa e da extensão, mas vínhamos fazendo pouco por este segmento que já trabalhou tanto pela construção da sociedade. Inicialmente, a ideia era contemplar funcionários da Unicamp, mas resolvemos abrir para todos e queremos que contem sobre o programa para as pessoas de suas relações. O objetivo é atingir um contingente cada vez maior.” 

Isenção no fretado 

Ao final de sua saudação, o reitor Tadeu Jorge atentou para o aumento da população de mais idade no Brasil e que a própria Unicamp vem apontando em suas pesquisas para a necessidade de políticas públicas que acompanhem esta nova realidade. E aproveitou o dia de abertura do Programa UniversIDADE para anunciar uma importante medida de caráter interno: “Segundo o Estatuto do Idoso, todos que usam transporte coletivo têm isenção a partir dos 60 anos. Descobri recentemente esta falha da Universidade, que possui um sistema de transporte fretado sem este benefício. Decidimos pela isenção nos fretados a partir de abril, inclusive para professores.”

 

Comentários

Achei otima a ideia da Unicamp lançar esta programação, pois agora estamos com tempo e precisamos utilizar nosso tempo com conhecimentos novos e atuais.
preciso saber como faço para participar e como e o sistema de seleção.

Email: 
rebeca.raicher@gmail.com

um grande evento q merece ser compartilhado com tds!!

quero saber como proceder em relação à inscrição para novas turmas!!

Grata

Tânia

Email: 
taniaramazzini@ymail.com