A experiência dos funcionários no Programa
de Mobilidade Internacional

A Unicamp, por meio da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (VRERI), proporcionou a 20 funcionários selecionados em 2014, o intercambio às universidades das Américas do Norte, do Sul e Europa visando o desenvolvimento e aprimoramento das atividades administrativas da Universidade. Esse foi o primeiro ano em que os servidores da Universidade tiveram a oportunidade de participar do edital. Os selecionados participaram do Programa de Mobilidade de Funcionários Técnicos Administrativos, com o objetivo de promover viagens de curta duração para a realização de estágios, visitas técnicas, participação em cursos e treinamentos em universidades estrangeiras com as quais a Unicamp possui convênio vigente, em áreas correlatas de atuação. O Informativo GGBS conversou com os contemplados sobre a experiência no intercâmbio. Confira.




Aline Costela Oliveira

Diretoria Geral da Administração (DGA)

University of Pennsylvania (EUA)

Período do Estágio: 01 de dezembro a 19 de dezembro de 2014.

Aline desenvolveu seu estágio na University of Pennsylvania, especificamente na área de exportação da Universidade, com isso, ela conheceu as leis americanas e os procedimentos da atividade. Essa experiência contribuirá nas análises que a funcionária do DGA faz em sua rotina diária sobre exportação para trazer ao Brasil, materiais importados dos os Estados Unidos da América. A funcionária aproveitou a oportunidade para apresentar a Unicamp aos professores, pesquisadores e diretores. “Pude falar sobre a instituição, sobre o desejo de receber alunos estrangeiros e comentei sobre os cursos que a Universidade possui”.




Cristiane Marques Ortiz de Camargo

Instituto de Computação (IC)

Georgia State University, Cornell University, Yale University, Carnegie Mellon University, University of Pennsylvania e George Washington University (EUA)

Período do Estágio: 03 de outubro a 30 de outubro de 2014

O objetivo do intercâmbio de Cristiane era conhecer os processos de internacionalização das universidades americanas. Em 27 dias, a funcionária do IC visitou seis universidades, entre elas, quatro que estão no ranking das melhores, de acordo com da Quacquarelli Symonds (QS), empresa britânica especializada em educação e estudo no exterior. Durante esse período, Cristiane conheceu as ações e modelos de gestão das universidades e para ela, a maior dificuldade encontrada foi a diversidade. “O maior desafio é conseguir implementar modelos muito diferentes em nossa realidade”, conta Cristiane, que acredita que a solução está no conhecimento. “O fato de podermos conhecer o diferente nos ajuda a buscarmos alternativas, a adaptarmos estas práticas e procedimentos ao nosso dia-a-dia”.




Décio Henrique Franco

Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP)

Universidade de Coimbra (Portugal)

Período do Estágio: 01 de dezembro a 05 de dezembro de 2014

No início do mês de dezembro, Décio teve a oportunidade de visitar a Universidade de Coimbra, que com 724 anos de história é uma das universidades mais antigas do mundo ainda em atividade, e também a mais antiga de Portugal. Décio conheceu o funcionamento administrativo de várias unidades da Universidade, como a área de Relações Internacionais, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos e a Gestão de Política de Qualidade. O que mais impressionou Décio foi a relação da história da instituição, que é declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 2013. “Também fazia parte do intercâmbio a visita guiada por toda a área história, igrejas, claustros, edifícios, palácios e museus que estão dentro do campus principal”, conta. Além disso, comparar o que é praticado na Unicamp e em Portugal trouxe uma experiência profissional e pessoal muito importante. “Muitas idéias e informações trouxe para aplicar tanto na minha unidade quanto também encaminharei as informações para a administração geral”, afirma Décio.




Edilene Aparecida Ropoli

Reitoria

Universidade de Lisboa e Universidade Aberta de Portugal (Portugal)

Período do Estágio: 29 de setembro a 28 de outubro de 2014

Em seu intercâmbio, Edilene conheceu quatro ações de universidades portuguesas voltadas ao uso de tecnologias educacionais: um programa de formação de professores para a comunidade européia, a estrutura organizacional do órgão e-Learning de apoio às iniciativas de ensino a distância da Universidade de Lisboa, a estrutura organizacional e o modelo pedagógico da Universidade Aberta de Portugal e um evento sobre MOOC (Massive Open Online Course, em tradução livre: Curso Online Aberto e Massivo).Essa experiência servirá para refletir o trabalho feito no Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE), órgão criado em 2009, responsável por ações relacionadas ao desenvolvimento de tecnologias educacionais e educação a distância na Unicamp.“O intercâmbio veio esclarecer algumas questões que estão presentes no meu trabalho no GGTE e também consolidou algumas percepções sobre quanto temos que trabalhar em termos da educação a distância, MOOC e tecnologias aplicadas à educação”, afirma.




Estela Dall Oca Tozetti

Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH)

Milano Biccoca University, Istituto Italiano di Firenze, Giuseppe Verdi Conservatory of Milan, Conservatory of Lecco, Milan Alla Scala Theater (Itália)

Período do Estágio: 09 de outubro a 07 de novembro de 2014

“Carlos Gomes, com ele é um pouco da história do Brasil” é um projeto transmídia desenvolvido pela professora Dra Ariane do Instituto de Artes (IA), sobre o maestro campineiro que viveu 28 anos no Brasil antes de ir estudar e compor na Itália. O projeto busca cooperação Brasil-Itália para desenvolver os produtos sobre a vida e obra de Carlos Gomes e, é aí que a funcionária do DGRH entra. Para a Unicamp, o intercâmbio foi essencial porque o contato com a Itália é necessário para elaborar o material referente ao maestro no país europeu, com olhar tanto da época de ações de Carlos Gomes, no século de ouro da ópera Italiana, como a importância no contexto atual. Mas falar da importância da viagem para Estela é imprescindível. “Inserir-me em uma proposta internacional foi muito gratificante, principalmente por ser uma área que tenho afinidade, mas não é minha área de atuação na Universidade”, conta.




Evandro Marques Luís

Instituto de Artes (IA)

Royal Welsh College of Music and Drama (Reino Unido)

Período do Estágio: 10 de novembro a 10 de dezembro de 2014

Evandro acompanhou o funcionamento da Royal Welsh College of Music and Drama. O objetivo principal do intercâmbio era acompanhar a ocupação de duas novas instalações da escola, um novo teatro-escola e um auditório para concertos, e entender o significado para a comunidade do College. Durante um mês, Evandro pode acompanhar diferentes perspectivas sobre o ensino de artes. “O que percebi é que o College se transformou num centro de artes voltado para a cidade e colocando a performance para o público”, afirma. Por isso, a comparação com o trabalho desenvolvido pela Unicamp é muito difícil. Para o funcionário do IA, a escola inglesa tem uma perspectiva mercadológica que não é aplicada aqui no Brasil. “A instituição está voltada às necessidades do mercado, limitando de certa forma a experimentação artística a vontade do mercado”, explica.




Fábio Gatamorta

Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM)

Institut Supérieur de Mécanique de Paris (França)

Período do Estágio: 01 de dezembro a 20 de dezembro de 2014

Estar em um país diferente exige práticas de comunicação diárias incansáveis. “Na França, era necessário entender e se fazer entender o tempo todo e isso era muito valioso”, explica Fábio, que ficou 20 dias no Institut Supérieur de Mécanique de Paris para realizar testes de propriedades químicas importantes, como o Módulo de Young ou módulo de elasticidade e condutibilidade; para compósitos que a Unicamp produz e pretende produzir. A consequência dessa prática incansável foi uma maior convicção no que a FEM faz no Brasil. “Eu pude comparar o desenvolvimento que fazemos no laboratório com o desenvolvimento que eles fazem aqui e isso gerou uma maior confiança nas atividades que realizamos”, explica.




Guilherme Ariolli Salustiano

Reitoria

Instituto Superior Técnico (Portugal)

Período do Estágio: 13 de setembro a 04 de outubro de 2014

“A visita à outro país é uma experiência que me encanta. Gosto de conhecer o cotidiano e os lugares onde o povo local frequenta, provar a alimentação regional e assim, aproveitar tudo de interessante que a cidade pode oferecer”. Sem saber, o funcionário da Unicamp já acumulava experiência e conhecimento necessários para o intercâmbio, que demandou observação de atividades cotidianas em Portugal. Guilherme analisou três questões relacionadas ao Instituto Superior Técnico: transporte, trânsito e gerenciamentos dos espaços reservados ao estacionamento. Como complemento, também visitou a Universidade de Lisboa e estudou o funcionamento dos transportes da cidade de Lisboa. O intercâmbio foi uma oportunidade única para a vida profissional de Guilherme. “Conviver com profissionais de uma cultura diferente, conferir o funcionamento de uma instituição pública estrangeira e poder apresentar um pouco do trabalho que desenvolvo aqui na Unicamp foi muito importante para mim”, conta.




Isabela Nascimento Pereira

Diretoria de Coleções Especiais e Obras Raras(BC)

Biblioteca General Histórica da Universidade de Salamanca, Espanha

Período de Estágio: 22 de setembro a 21 de outubro de 2014

“ Passei 30 dias trabalhando junto aos bibliotecários que atuam com identificação de raridade, catalogação, digitalização e difusão de livros raros e especiais, além de ter conhecido outras 4 importantes bibliotecas universitárias que possuem acervos raros e especiais”. Profissionalmente o intercâmbio sempre proporciona a troca de experiência com outros profissionais, além do aprendizado e vivencia de uma realidade distinta e para Isabela não foi diferente. Ela poderá incorporar em sua rotina de trabalho todo o aprendizado e estar em Salamanca foi muito interessante porque a cidade é um museu a céu aberto, tem acervos importantes sobre a história da Espanha e disponibiliza todo esse material ao pesquisador. “O aprendizado de uma viagem é sempre muito rico, sendo na Espanha ou em qualquer outro país, até mesmo no Brasil. A experiência de um intercambio ou viagem não se pode dizer em palavras, apenas levar para vida”, comenta Isabela




Leandro Viganó

Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP)

Universidad Nacional de Santiago del Estero (Argentina)

Período de Estágio: 22 de setembro a 02 de outubro de 2014

Fundada em 1973, a Universidade Nacional de Santiago del Estero (UNSE) é uma das menores universidades públicas da Argentina. A UNSE apresenta aproximadamente 12 mil alunos em quatro faculdades, e apesar da diferença no tamanho, tem muitas semelhanças com a Unicamp. “O método de formalizar o processo de uma compra pública é bastante parecido com o nosso, tendo em vista que a legislação de compras de ambos os países se assemelham em vários pontos”, explica Leandro que visitou áreas administrativas da universidade argentina, como Suprimentos, Patrimônio, Financeiro e Recursos Humanos. O objetivo do intercâmbio do funcionário da FOP era discutir sobre a rotina administrativa e encontrar melhorias. “Em todos os setores que visitei, a troca de experiências foi bastante interessante e produtiva”, conta Leandro que se impressionou com o respeito e atenção dos argentinos. “Eles foram bastante atenciosos, receptivos e ficaram empolgados com a grandiosidade da Unicamp e em saber que é uma das melhores da América Latina”. O intercâmbio de Leandro foi destaque no site da UNSE e nas páginas que mantém no Facebook. O jornal “El Liberal”, da província de Santiago del Estero, também noticiou a visita em edição impressa e online.




Lívia Salvador

Colégio Técnico de Limeira (COTIL)

Universidade do Porto (Portugal)

Período de Estágio : 04 de setembro a 03 de outubro de 2014

Lívia foi para a Universidade do Porto para realizar uma visita técnica e participar do curso de Coaching e Desenvolvimento de Lideranças de Equipes, promovido pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. “O curso me trouxe outra visão de liderança”, conta Lívia que acredita que a experiência vai auxiliá-la nas atividades da Supervisão da Seção de Recursos Humanos do Cotil. “Eu aprendi novas técnicas para gerenciar a equipe, como lidar com situações de adversidades e nas relações interpessoais”, completa.




Marcelo Messias

Instituto de Economia (IE)

UTRECHT (Taiwan - República da China)

Período de Estágio: 06 de outubro a 24 de outubro de 2014

Entre toda a confusão lingüística criada entre o mandarim e o português, uma palavra é similar: Formosa. Foi assim que os descobridores portugueses do século XVI apelidaram a ilha chinesa por causa de sua beleza. “Taiwan tem uma cultura rica, são milhares de templos religiosos, tradições milenares, uma paisagem com combinações de prédios antigos e modernos e belas paisagens naturais”, conta Marcelo. “Por isso, o centro de treinamento não estava interessado apenas em formar os alunos dentro do tema, mas também queria mostrar as belezas da República”, completa. Marcelo participou do curso “The 123rd Regular Session on Land Policy for Sustainable Rural Development” para conhecer especialistas sobre governança fundiária de todas as partes do mundo, entender como cada país lida com esta questão e aplicar esse conhecimento nas pesquisas dos docentes do Núcleo de Economia Agrícola e Ambiental (NEA) do Instituto de Economia (IE), o funcionário da Unicamp teve contato com alunos e professores que representavam 24 nacionalidades. Então, além de aprender sobre governança fundiária, Marcelo pode conhecer culturas diferentes e apresentar a universidade campineira. “Foram várias atividades, mas a principal foi a apresentação do meu trabalho na universidade e do convênio vigente com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA)”, diz.




Márcia Nascimento dos Santos

Reitoria

Durham University (Reino Unido)

Período de Estágio: 01 de setembro a 30 de setembro de 2014

A Durham University recebeu no final de setembro cerca de 600 alunos internacionais intercambistas provenientes de 150 países, com os quais a Universidade inglesa possui contratos. Além da recepção tradicional, os alunos também foram acolhidos pela funcionária Márcia que estava acompanhando a chegada, o check list da documentação, o encaminhamento às secretarias dos cursos e às acomodações nos dois campi da Universidade. O acolhimento dos alunos foi a última missão de Márcia em solo inglês, que durante um mês teve a oportunidade de conhecer o funcionamento do Escritório Internacional e acompanhar a gestão de contratos da Durham University. Para a funcionária da reitoria, a experiência trouxe um estreitamento de relações da Unicamp com a Durham University. “Certamente, poderá ocorrer uma significante melhoria na gestão dos processos de convênios com os parceiros, sobretudo em relação à agilidade de procedimentos”, afirma.




Marco Antonio Pacheco Junior

Diretoria Geral da Administração (DGA)

Washingyton University (EUA)

Período de Estágio: 07 de outubro a 04 de novembro de 2014

“A forma de comunicação assertiva e o desenvolvimento de atividades foram o que me chamaram atenção, pois a maioria dos profissionais têm técnicas e ferramentas para atingir o objetivo mais rápido e com o foco no resultado”, explica. Durante o tempo que Marco passou em St. Louis, onde a Universidade está localizada, ele acompanhou cursos e o trabalho na área administrativa, além de ter contato com empresas de desenvolvimento de software. Em todo o intercâmbio, ele tentou aprender com as pessoas que estavam ao seu redor e buscar novas frentes, para desenvolvimento de atividades que possam aumentar os resultados. “Foi uma experiência nova e enriquecedora de grande impacto na minha motivação para voltar e trabalhar aqui na Unicamp”, afirma.




Margareth do Carmo Vieira Junqueira

Reitoria

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal)

Período de Estágio: 29 de setembro a 18 de outubro de 2014

O desenvolvimento e valorização artística cultural ainda são desafios para a Unicamp, assim como para o Brasil. Por isso, conhecer a gestão de atividades culturais e artísticas se mostra importante. Margareth viajou com esse objetivo e além da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, visitou a Universidade do Minho, a Universidade do Porto, a Universidade de Évora, a Escola de Belas Artes da Universidade de Lisboa e a Fundação Gulbekian. Em todas as instituições, Margareth percebeu como o apoio à cultura e à história cultural são importantes. “Entender as diferentes formas de funcionamento estrutural das respectivas universidades na área da gestão da cultura, bem como seus valores culturais foi essencial para eu perceber como podemos preservar os valores culturais e a história com mais respeito”, afirma.




Priscila Garcia Gomes

Diretoria Geral da Administração (DGA)

Universidade Nova de Lisboa (Portugal)

Período de Estágio: 29 de outubro a 29 de novembro de 2014

Durante 30 dias, Priscila voltou a ser estagiária e enfrentar problemas que os novatos passam em um local de trabalho. “Quando cheguei naquele ambiente, as pessoas não conversavam muito comigo, não brincavam e não se aproximavam da maneira como costumamos fazer no Brasil”, conta. Depois de algum tempo, Priscila percebeu que o que ela reconheceu inicialmente como “grosseria”, era apenas um distanciamento cultural. “Uma colega de trabalho me explicou que aquela dinâmica inicial era uma forma de respeito, todos agem cautelosamente até que, ao conhecer a pessoa, saibam seus limites”. Adaptada ao ambiente de trabalho, Priscila estudou as legislações e normas que envolvem os procedimentos de compras e realizou uma auditoria nos valores gastos com telefonia móvel. Todo o trabalho em Portugal trouxe um aprofundamento no trabalho que desenvolve no Brasil porque a funcionária tinha que ensinar os procedimentos utilizados na Unicamp para comparar as atividades. “Eu tive que reler nossas leis e normas, rever procedimentos e me tornei mais consciente da estrutura administrativa que temos”, explica.




Raquel Bueno Brandão

Reitoria

Yale University (EUA)

Período de Estágio: 22 de outubro a 27 de novembro de 2014

Raquel visitou a Yale University para participar de reuniões e atividades com dirigentes e funcionários de órgãos de relações internacionais e de comunicação institucional da universidade. “Meu trabalho na Unicamp tem relação com essas duas áreas e espero poder aplicar no meu dia-a-dia algumas das boas práticas que vi na Yale”, afirma Raquel, sobre a experiência de conhecer as estruturas de uma universidade internacionalizada, que é a 10º melhor instituição de ensino do mundo, segundo a Quacquarelli Symonds (QS). O forte sentimento de pertencimento que os funcionários, professores e alunos têm em relação à universidade, foi o que mais impressionou Raquel. “Eles adoram a universidade e mostram muita cordialidade e profissionalismo em tudo o que fazem”, diz.




Rodolfo Marini Teixeira

Instituto de Artes (IA)

Universidade do Porto (Portugal)

Período de Estágio: 08 de setembro a 06 de outubro de 2014

Rodolfo participou de um estágio na Seção Acadêmica da Faculdade de Belas Artes, da Universidade do Porto (FBAUP). Durante 30 dias, o funcionário conheceu o processo administrativo da faculdade, os procedimentos de trabalho, com os dados de produção intelectual da comunidade acadêmica, e a infraestrutura oferecida aos estudantes e docentes para desenvolvimento de pesquisas. O objetivo do intercâmbio era estabelecer contato com a Seção de Comunicação da Faculdade, para facilitar o desenvolvimento de projetos futuros entre as instituições. Essa foi a primeira experiência de Rodolfo fora do Brasil e ele pode confirmar o que as pessoas dizem ao retornar de um intercâmbio. “De fato, sair da rotina a que estava inserido, conhecer novos lugares, novas pessoas e outra cultura agrega uma nova visão de mundo”, afirma. “Você passa a enxergar que o mundo é bem maior que aquilo que está acostumado”.




Rodrigo Gonçalves Silvestre

Faculdade de Tecnologia (FT)

Waterford Institute of Technology (Irlanda)

Período de Estágio: 22 de setembro a 03 de outubro de 2014

Rodrigo conheceu as atividades e os procedimentos administrativos e acadêmicos. Reuniu-se com funcionários, professores e alunos de diversas áreas da Faculdade de Engenharia do Instituto irlandês. Em um desses encontros, o funcionário fez uma apresentação sobre a Unicamp para apresentar os cursos de graduação, pós graduação e linhas de pesquisa desenvolvidas na Faculdade de Tecnologia. A comparação entre as instituições é inevitável e Rodrigo afirma que os procedimentos encontrados na Unicamp são muitos parecidos com os praticados na Irlanda e garante que os nossos procedimentos são melhores. “Este intercâmbio serviu para ter mais orgulho de trabalhar em uma universidade de ponta, com serviços e atendimento de excelência, como aqueles que são oferecidos pela Unicamp”, afirma.




Rosana Evangelista Poderoso

Faculdade de Ciências Médicas (FCM)

School of Medicine - Washington University (EUA)

Período de Estágio: 27 de outubro a 10 de novembro de 2014

O objetivo do intercâmbio de Rosana era conhecer o serviço da Bernard Becker Library, biblioteca da Washington University que se dedica a pesquisa médica como membro integrante das equipes do complexo hospitalar da Universidade. “Eu pude perceber o avanço profissional em se tratando de conhecimento, técnica, envolvimento e ação que transpassa o limite acadêmico e usa todo o potencial pessoal do profissional para executar tarefas”, explica. Então, o desafio era comparar o trabalho que é desenvolvido na Biblioteca FCM e encontrar critérios de ajuste, para aplicar aqui uma visão integrada,que exige características pessoais dos funcionários para se envolver com as questões de saúde. Segundo Rosana, o trabalho desenvolvido na FCM está muito próximo, mas o aprendizado sobre novas situações deve guiar novos projetos da Biblioteca. “O que vi lá confirma que estamos no caminho correto, mas pretendo aplicar o investimento deste intercâmbio e estou segura para seguir em frente com novos projetos”, afirma.




SOBRE A VRERI

A Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (VRERI), criada em 1984, é responsável por auxiliar a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) a fortificar sua presença internacional. Para atingir esta meta, tem empenhado esforços de internacionalização no interior dos campi, incentivando e gerenciando os programas de intercâmbio estudantil e de pesquisadores visitantes e assistindo as unidades na elaboração de acordos de cooperação internacional.

Para mais informações sobre a VRERI, acesse www.internationaloffice.unicamp.br