Artigo de grupo do IB é destaque
na Nature Reviews Endocrinology

06/03/2015 - 15:38

Revista é na área de endocrinologia

Pesquisadores do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp acabam de identificar a proteína chamada interleucina 6 (IL6) como um importante mediador do efeito protetor do exercício físico. De acordo com o estudo, durante o exercício físico, a IL6 é produzida pelo músculo e age nas células produtoras de insulina, diminuindo o dano causado por fatores inflamatórios em até 50%.

O trabalho, desenvolvido no Laboratório de Pâncreas Endócrino (que é coordenado pelos professores Antonio Carlos Boschero e Everardo Magalhães Carneiro), publicado recentemente em um importante jornal científico internacional, o FASEB J, teve seu valor científico reconhecido e comentado pela Nature Reviews Endocrinology em fevereiro último. Os autores responsáveis pelo estudo pertencem ao Grupo de Pâncreas Endócrino e Metabolismo do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional do IB e do Cepid - Obesity and Comorbidities Research Center, que teve a supervisão dos professores Claudio Zoppi e Antonio Carlos Boschero.

"A importância do artigo está não apenas em identificar um mecanismo responsável pelo benefício do exercício físico em diabéticos, mas também em identificar uma proteína que possui potencial terapêutico nessa doença", informa Boschero. "A investigação aponta que o exercício físico aumenta a viabilidade de células β-pancreáticas, produtoras de insulina, em um modelo de diabetes tipo 1. Contribui ainda para mostrar como o músculo esquelético conversa com o pâncreas, sinalizando uma redução da apoptose (morte celular programada)", acrescenta Zoppi.

A Nature Reviews Endocrinology é uma revista médica que cobre todos os aspectos da endocrinologia. Foi criada em 2005 como Nature Clinical Practice Endocrinology & Metabolism e obteve o título atual em 2009. Está entre as 123 revistas da categoria Endocrinology & Metabolism do mundo.