Casa do Lago exibirá filmes
vencedores do Festival de Huesca

05/03/2015 - 16:03

O Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação (DMM) do Instituto de Artes (IA) da Unicamp promoverá entre os dias 16 e 18 de março a apresentação dos filmes vencedores do 42º Festival Internacional de Cinema de Huesca 2014. Serão duas sessões diárias, a partir das 16h e 19h, na Sala de Cinema da Casa do Lago. Todas as obras têm legenda em espanhol. A entrada é gratuita.

O festival de curtas-metragens da cidade de Huesca, pertencente à comunidade autônoma de Aragón (Espanha), é um dos mais tradicionais da Europa. Também funciona como um ponto de encontro com a produção de longas-metragens contemporâneos europeus.

A organização da exibição dos filmes vencedores do 42º Festival Internacional de Cinema de Huesca 2014 está a cargo do professor do DMM/IA, Fernando de Tacca, e do aluno do curso de Midialogia, Pablo Gea. Ao todo, serão apresentadas nove obras, entre curtas-metragens e documentários. A primeira produção a ser exibida é La Isla, dirigida por Dominga Sotomayor e Katarzyna Klimkiewicz, vencedora do Concurso Ibero-Americano de Curta-Metragem do festival. Confira abaixo a programação completa.

CONCURSO IBERO-AMERICANO DE CURTA-METRAGEM

1º. Premio.

LA ISLA, de Dominga Sotomayor y Katarzyna Klimkiewicz (Chile-Dinamarca-Polonia) 30’. Automaticamente classificado para participar da categoria de curtas-metragens dos prêmios da Academy of Motion Picture Arts and Sciences – Hollywood.

2º. Prêmio. Curta-metragem que melhor ressalta a defesa dos valores humanos.

PADRE, de Santiago “Bou” Grasso (Argentina-Francia) 12’.

3º. Prêmio.

ECHOES, de Sergio Martínez Alberto (España) 11’.

Menção Especial do júri

TOMOU CAFÉ E ESPOROU, de Emiliano Cunha (Brasil) 13’.

CONCURSO INTERNACIONAL DE CURTA-METRAGEM

1º. Premio.

Пoжар (THE FIRE), de Artem Volchkov (Rusia) 25’. Automaticamente classificado para participar da categoria de curta-metragens dos  prêmios da Academy of Motion Picture Arts and Sciences – Hollywood.

2º. Prêmio

HOLLOW LAND, de Uri Kranot y Michelle Kranot (Dinamarca) 14’

Prêmio JURADO DE LA JUVENTUD.

JE T’AIME DECEPTION, de Heloise Hadad (Francia) 30’

Menções Especiais do júri.

MATKA MOTHER, de Lukasz Ostalsk (Polonia) 30’

37º 4 S,  de Adriano Valerio (Francia) 12’

CONCURSO DE CURTA-METRAGEM DOCUMENTAL

1º. Premio

KEL YAUM KEL YAUM, de Reem Karssli (Siria) 26’.

2º. Premio

EL DOMADOR DE PEIXOS, de Dani Resines y Roger Gómez (España) 23’

Melhor curta-metragem documental produzido em um país ibero-americano.

Menção Especial do júri

ENSEGUIDA ANOCHECE, de Gonzalo Gerardin y María Paula Trocchia (Argentina) 13’.