Olimpíada Brasileira de Matemática das
Escolas Públicas tem inscrições abertas

04/03/2015 - 15:44

Já estão abertas as inscrições para a 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que envolverá pelo menos 19 milhões de alunos de quase 50 mil escolas, em mais de 99% os municípios brasileiros. Criada com o objetivo de estimular o estudo da matemática nas escolas públicas, a OBMEP é uma atividade do Instituto Nacional de Matemática Pública e Aplicada (IMPA), promovida com recursos dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, e com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). As escolas podem inscrever seus alunos até o dia 31 de março, na página da Olimpíada (https://www.obmep.org.br/), que traz informações detalhadas sobre as provas e requisitos para participação. 

Ricardo Miranda Martins, professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp e coordenador regional (SP05) da OBMEP, informa que apenas na região de Campinas, que abrange cerca de 70 municípios e 805 escolas, serão contemplados perto de 500.000 alunos. “Um diferencial desta edição em relação aos anos anteriores é que teremos um POTI – Polo Olímpico de Treinamento Intensivo instalado no IMECC, visando melhorar o desempenho de nossos alunos nas olimpíadas.” 

O POTI oferece cursos gratuitos de matemática para alunos matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e em qualquer ano do ensino médio interessados em competir tanto na OBMEP como na OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática). No site estão informações sobre outros programas correlacionados, como por exemplo, o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), em que medalhistas da OBMEP recebem uma bolsa do CNPq, e o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME), que possibilita aos universitários realizar estudos avançados em matemática simultaneamente com a graduação. 

A 11ª OBMEP premiará 6.500 alunos com medalhas (500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze) e 46.200 menções honrosas – professores, escolas e secretarias municipais de educação também serão premiados conforme o desempenho dos seus estudantes. A participação se dá em três níveis: 1) alunos dos 6º e 7º anos do ensino fundamental; 2) alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental; e 3) alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. As provas da 1ª fase (de múltipla escolha) acontecem no dia 2 de junho e, as da 2ª fase (discursivas), em 12 de setembro. Os resultados serão divulgados pelo site no dia 27 de novembro. 

No site da Olimpíada, alunos, pais de alunos e professores encontram materiais didáticos como bancos de questões e a resolução, em vídeo, de provas de edições anteriores. Ali também estão o Portal da Matemática, com aplicativos e videoaulas que cobrem todo o currículo de matemática do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio; o Portal Clubes de Matemática, com um desafio a cada semana e a possibilidade de formar um clube entre amigos e participar de gincanas e competições nacionais; e o Programa OBMEP na Escola, voltado ao professor de matemática das escolas públicas, a fim de estimular atividades extraclasse.