Evento debate as oportunidades
e desafios da política em CT&I

03/03/2015 - 16:26

Questões relacionadas às oportunidades e desafios que se apresentam para a política científica e tecnológica no mundo em geral e no Brasil e Reino Unido em particular marcaram os debates ocorridos durante a abertura, nesta terça-feira (3), do workshop internacional “Oportunidade de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sistemas de Inovação: dinâmica, governança e política pública”. O evento é organizado pelo Instituto de Geociências (IG), por meio do seu Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), e pelo Manchester Institute of Innovation Research da University of Manchester.

As atividades do workshop, que conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e British Council, prosseguirão até a próxima sexta-feira (6). A cerimônia de abertura contou com a participação da pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, Gláucia Pastore. Conforme Sérgio Salles Filho, professor do IG e organizador do evento, as atividades são desenvolvidas na forma de palestras, mesas-redondas e trabalhos em grupo.

Entre os objetivos do encontro está a discussão sobre as fronteiras e as tendências relacionadas ao fomento da pesquisa em ciência, tecnologia e inovação no Brasil e no mundo. “Nós também temos como meta promover a realização de parcerias entre pesquisadores brasileiros e britânicos interessados em analisar os diferentes aspectos das distintas políticas voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico”, explica Salles Filho. Além de especialistas convidados, participam do workshop 34 jovens doutores do Brasil e Reino Unido.

Nesta quarta-feira, segundo dia do evento, uma das atividades mais importantes é uma sessão aberta que reunirá, a partir das 16h30, acadêmicos e especialistas com vivência prática para um debate em torno dos problemas e soluções na área da política científica e tecnológica. Participarão da mesa de discussão o atual reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Carlos Americo Pacheco; o professor da Universidade de Estrasburgo, Laurent Bach; o professor da George Washington University, Nicholas Vonortas; e o membro do Conselho de Administração da Ultrapar Participações SA, Pedro Wongtschowski.

Esta atividade em particular ocorrerá no auditório instalado no prédio da Diretoria Geral de Administração (DGA). As demais terão lugar no auditório da Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU). A programação completa do workshop pode ser conferida neste link.