Vivência e gestão na
pauta de discussões

02/03/2015 - 12:58

Diferentes aspectos ligados à vivência e à gestão na Unicamp serão temas de um novo espaço para reflexão na Universidade. Batizado de “Refletir - Encontro Permanente sobre vivência e gestão na Unicamp”, o evento terá a sua primeira edição no próximo dia 13 de março, a partir das 9h, no Centro de Convenções.  “O público alvo do encontro é a comunidade universitária, embora ele seja aberto à participação de todos os interessados. Nosso objetivo é convidar professores, funcionários e alunos a trazer contribuições para melhorar a vivência e aumentar a eficiência da gestão na Unicamp”, explica o coordenador-geral da Universidade, professor Alvaro Crósta.

Para o reitor José Tadeu Jorge, o Refletir vem em boa hora, uma vez que o Programa de Gestão – A Unicamp de Todos os Saberes – já propunha a criação de um ambiente de constante diálogo e reflexão com a comunidade. Nesse sentido, ele considera que as demandas surgidas no contexto da chamada para os Fóruns Permanentes foram um indicativo da necessidade de se criar um espaço de debate específico de envolvimento da comunidade interna da Unicamp.

Conforme o reitor, foi a somatória destas demandas que estimulou a administração a criar o Refletir, “um espaço comunitário onde se pretende discutir nossos problemas e, sobretudo, valorizar nossas experiências exitosas”. De forma complementar, Crósta reforça que o Refletir é inspirado na experiência dos Fóruns Permanentes, cuja proposta é discutir temas de interesse da sociedade em geral. “No caso desse novo espaço, entretanto, os assuntos a serem tratados têm caráter interno. No evento de abertura, por exemplo, vamos discutir questões relativas ao uso racional de recursos como a água e energia elétrica”, detalha o coordenador-geral da Unicamp.

De acordo com o assessor da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), professor José Marcos Pinto da Cunha, as atividades serão constituídas de uma ou mais palestras, seguidas de oficinas. “Nesta primeira edição vamos contar com a participação de um representante da organização não governamental Rede Nossa São Paulo, que fará a conferência de abertura. O tema será ‘Os desafios e a importância do uso racional dos recursos’”, informa.

A Rede Nossa São Paulo é uma ONG que trabalha para a construção de uma força política, social e econômica “capaz de comprometer a sociedade e sucessivos governos com uma agenda e um conjunto de metas a fim de oferecer melhor qualidade de vida para todos os habitantes da cidade”. O propósito da Rede é “transformar São Paulo em uma cidade segura, saudável, bonita, solidária e realmente democrática”.

Tanto Crósta quanto Cunha observam que a CGU lançará brevemente um edital de chamada para selecionar propostas para as próximas edições do Refletir. “Nossa intenção é promover pelo menos dois encontros por ano”, diz o assessor da Coordenadoria. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site da CGU neste link.

9h – abertura

Prof. Dr. José Tadeu Jorge – Reitor da Unicamp

Prof. Dr. Álvaro Penteado Crosta – Vice-Reitor e Coordenador Geral de Universidade

Prof. Dr. Oswaldo da Rocha Grassiotto – Vice-reitor Executivo Vice Reitor Executivo de Administração