Holly Cavrell
do Estado

25/02/2015 - 09:40

Holly Cavrell

A chefe do Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, Holly Elizabeth Cavrell, venceu a categoria Dança do Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura 2014, concedido pela Secretaria de Estado da Cultura. Os vencedores das nove categorias do prêmio foram anunciados na segunda-feira (23), no Theatro São Pedro, em São Paulo.

O prêmio é dividido em voto por júri especializado e voto popular. Na solenidade, que teve participação do governador Geraldo Alckmin e do secretário de estado da Cultura, Marcelo Araújo, Holly foi premiada por voto popular com o espetáculo Suportar, da Cia Domínio Público de Campinas. Cada categoria contava com cinco finalistas. Holly ficou surpresa com a premiação. Contou que a perna tremeu ao ouvir seu nome ser anunciado. “Esse é um reconhecimento para Campinas e para a Unicamp, através do curso de Dança. Agradeço o apoio da Universidade e o trabalho de todos os envolvidos na conquista desse prêmio”, afirmou a coreógrafa.

A Cia Domínio Público é um grupo de pesquisa e criação em dança contemporânea criada por Holly em 1995, composto por graduados e mestres em Artes da Cena pela Unicamp. O grupo desenvolve novas expressões de linguagem corporal, buscando a criação, a produção e a circulação de espetáculos artísticos.  O espetáculo que concedeu o prêmio à professora foi montado por ela em 2013. É um duo de dança criado para espaços alternativos que mostra os prazeres e os esforços de um relacionamento a dois. A professora destacou todo o esforço da Cia para a conquista do prêmio. “O trabalho do artista muitas vezes é invisível. Esse prêmio representa o reconhecimento raro por esses anos de trabalho duro. É um momento único na vida do artista”, disse.
Suportar
O prêmio, criado em 1950, já contemplou grandes nomes da cultura nacional. Todos os premiados dessa edição receberam troféu confeccionado pela arquiteta Esther Grinspum.  Os eleitos por voto do júri receberam também R$60 mil. O destaque cultural desse ano foi o escritor Paulo Bomfim. Veja a lista dos vencedores das nove categorias:

* Voto do Júri

Arte para Crianças - Banda Mirim – 10 Anos de Trajetória

Artes Visuais - German Lorca – Fotografia “Moderna Para Sempre” e “A 5º Bandeira”

Cinema - Alê Abreu – “O Menino e o Mundo”

Circo - Amercy Marrocos – Artista e Formadora

Dança - Marilena Ansaldi – “Callas: O Mito”

Música - Juçara Marçal – “Encarnado”

Teatro - Teat(R)O Oficina Uzyna Uzona - Projeto Odisseia Cacildas

Territórios Culturais - Marco Pesão – Agitador Cultural

* Voto Popular