Unicamp define ações
contra a crise hídrica

24/02/2015 - 17:03

A Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU) apresentou na tarde desta segunda-feira (23) aos diretores de faculdades e institutos e aos dirigentes de órgãos o Plano de Contingência da Universidade para enfrentar a crise hídrica que afeta o Estado de São Paulo como um todo e a região de Campinas de modo particular. No encontro, ocorrido na sala do Conselho Universitário (Consu), a CGU também expôs aos presentes várias medidas que já estão sendo executadas para promover o consumo racional no âmbito da instituição. As ações, como destacou o coordenador-geral da Unicamp, professor Alvaro Crósta, envolverão tanto a área acadêmica quanto a administrativa. A Unicamp é o segundo maior consumidor de água de Campinas, ficando atrás somente da Prefeitura Municipal. 

A elaboração do Plano de Contingência, explicou Crósta, envolveu diversos órgãos da Unicamp, como a Vice-Reitoria de Administração (Vrea), a Prefeitura da Cidade Universitária e o Grupo Gestor Universidade Sustentável (GGUS), além de contar com a colaboração de docentes e pesquisadores. O documento estabelece diferentes ações, que variam de acordo com o cenário a ser enfrentado. Assim, estão previstas medidas que vão desde a manutenção da situação atual até a eventualidade de ocorrer um racionamento crítico no fornecimento de água.

Parafraseando o poeta português Fernando Pessoa, Crósta observou que o princípio do Plano de Contingência é “esperar pelo melhor, mas preparar-se para o pior”. “Nesse sentido, queremos contar com a cooperação da comunidade universitária. Todas as colaborações e sugestões serão importantes para que consigamos superar esta fase de crise hídrica”, pontuou. O coordenador-geral da Unicamp detalhou, ainda, algumas das ações contempladas no Plano de Contingência.

As medidas serão orientadas por três vetores: conscientização, racionalização e prevenção. No contexto do primeiro vetor, estão previstas campanhas de esclarecimento voltadas à comunidade universitária, promoção de eventos como a “Semana da Água” e a realização de seminários e workshops, nos quais especialistas da Universidade e de outras instituições, inclusive estrangeiras, discutirão a problemática da escassez de água.

Entre as ações contidas no vetor “racionalização” há a disposição da Unicamp em aumentar a extração de águas subterrâneas. Segundo o assessor da CGU, professor Orlando Fontes Lima Jr, técnicos estão analisando a viabilidade da abertura de poços na área contígua ao campus de Barão Geraldo e que foi adquirida em março de 2014 pela Universidade. “Também vamos trabalhar a questão da água de reúso, ativar a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Unicamp e deflagrar a segunda fase do Programa Pró-Água, que tem proporcionando uma significativa redução do consumo por parte da Unicamp ao longo dos últimos anos”, elencou.

O argumento de Lima Jr é comprovado por números. A média de consumo mensal de água da Universidade em 2014 foi de 71.967 m3, pouco superior à registrada em 1999 (70.008 m3), quando a instituição era, em termos físicos, cerca de 40% menor que hoje.

Por último, o vetor “prevenção” estabelece a criação do Comitê de Crise e a mobilização de uma força-tarefa para o cumprimento de ações emergenciais. A par de todas essas intervenções, acrescentou o prefeito da Cidade Universitária, professor Armando José Geraldo, o órgão segue executando trabalhos voltados à redução de perdas de água, como a operação caça-vazamentos, a troca de torneiras e válvulas sanitárias, bem como a manutenção predial.

O Plano de Contingência da Unicamp para enfrentar a crise hídrica foi anunciado menos de um mês depois de uma reunião realizada em São Paulo, ao final da qual reitores e vice-reitores das universidades públicas do Estado de São Paulo divulgaram um documento com propostas para enfrentar o atual momento. “É importante destacar que o Plano de Contingência da Unicamp não é uma peça acabada. Queremos contar com a colaboração da comunidade universitária, para torná-lo ainda mais eficiente e exequível”, afirmou o coordenador-geral da Universidade.

Comentários

Parabéns pela iniciativa que irá colocar a questão da Sustentabilidade na Pauta da Unicamp.

Atenciosamente,

Tomaz

Email: 
tomaz@nipeunicamp.org.br